quarta-feira, março 28, 2007

Reabertura do Café da ARCF

O Café da Associação abriu as suas portas a sócios e amigos no Sábado passado. Foi improvisado um convívio a volta de um braseiro, febras e vinho para simbolizar a sua reabertura. Com uma aparência diferente, o Café continua a ser o único espaço público de encontro e convívio entre Forcalhenses e amigos. A Direcção da ARCF aproveita a presente informação para agradecer àqueles que contribuiram com a sua ajuda assim como a todos quantos deram ideias, opiniões, orientações quanto à realização das obras. Desejamos ainda um bom trabalho para quem gere agora o Café.

Já no interior, depois do café e da "copa" tomados, a "Bisca de Seis" entreteve os convivas pela noite dentro. Não esquecer que a nossa Selecção acabou por dar um toque mágico nessa noite com uma vitória que acabou por ser também festejada pelos presentes que acompanharam o desenrolar do jogo ( Portugal 4- 0 Bélgica) . Portugal! Portugal!

sábado, março 24, 2007

NORMAS DO CONCURSO DE FOTOGRAFIA: "Forcalhos, perto dos olhos..."

Forcalhos 2007


A Torre da Igreja/2006

"Forcalhos, perto dos olhos..."


( a charca no Fornito /2005) -FDMC


Normas do concurso- 2007




1. O concurso de Fotografia “Forcalhos, perto dos olhos..." é um concurso organizado pela Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos.

2. É um concurso aberto a todos (sócios e não sócios).

3. Pretende-se fomentar o gosto pela fotografia artística e despertar a atenção de todos para a realidade social e humana e o património natural e arquitectónico da nossa aldeia e meio envolvente.

4. Cada concorrente pode apresentar 3 fotografias no máximo, impressas em papel fotográfico. Serão aceites todos os tipos de imagem, claramente fotográfica, sem distinção entre as várias técnicas de obtenção de imagem ( cores, preto e branco, negativo, diapositivo, digital...) Tamanho das fotos: 20cm. X 15cm.

6. As fotografias serão entregues (dentro de um envelope fechado) a Direcção da Associação até 15 de Agosto inclusive. No momento da entrega o concorrente preencherá uma Ficha de Inscrição (com o seu nome, morada, profissão, idade e contacto telefónico), que ficará dentro de um envelope fechado .

7. A inscrição no concurso é gratuita.

8. O concorrente fará entrega das 3 fotografias, devidamente numeradas, legendadas - com a indicação do título e o local onde se situa a realidade fotografada - e respectivo nome.

9. Não poderá ser apresentada nenhuma fotografia cujos direitos de propriedade intelectual não pertençam integralmente e sem excepção ao participante no concurso.
10.Haverá atribuição de prémios aliciantes para os 3 primeiros classificados.

11. Os critérios de apreciação pelo júri serão a qualidade técnica e artística das fotografias e a variedade dentro da temática proposta.
12. A constituição do Júri será anunciada posteriormente, em data a designar.

13. Os resultados serão conhecidos no dia 19 de Agosto de 2007, onde todas as fotografias serão divulgadas através de uma Exposição.

14. O Júri será soberano e não haverá lugar a reclamações das decisões por ele tomadas.

15- As obras em exposição não poderão ser retiradas antes do seu encerramento.
16- A organização garante o máximo de cuidado com os trabalhos recebidos, não se responsabilizando, contudo, por eventuais danos.
17- Os autores das fotografias premiadas concedem à Associação dos Forcalhos as faculdades de utilização, difusão, comunicação e reprodução para fins promocionais e culturais, devendo incluir o nome do autor a fotografia.
18- Os concorrentes, a partir do momento em que entregarem os seus trabalhos, obrigam-se a aceitar as presentes normas.



Encerro 2006
Imagens cedidas por M. J. Calado Carlos




Capeia 2005
( autores anónimos)


(Dia de capeia-2005 cedidas por A. J. Pinto Moreira)

quinta-feira, março 22, 2007

Obras de saneamento na rua...

Rua abaixo....rua acima...


LLM-03/2007

(...) Estamos em Março de 2007 e é quinta-feira de manhã cedo... o trânsito não atrapalha. Vira-se na segunda rua à direita...Há vestígios de obras de saneamento público.É notório na imagem do centro. A passagem está condicionada ... Mas será que conhece o nome desta rua?

a) rua da Fonte

b) rua da Bica

c) rua da Ribeira
...e o nome da rua principal ( nas 2 fotos)?




quarta-feira, março 21, 2007

Todas as semanas na minha Terra!

Vamos criar, neste Blog, um espaço no qual poderá dar uma espreitadela nos Forcalhos semanalmente, esteja onde estiver, em Portugal ou num país estrangeiro qualquer!

As imagens irão essencialmente retratar as nossas gentes, a natureza, as actividades humanas por cá desenvolvidas e algumas curiosidades.

Reabertura do Café da Associação

Após um interregno devido a obras de manutenção, o Café da Associação reabre as suas portas aos sócios e amigos,no Sábado 24 de Março de 2007. Haverá música, "comes e bebes"... Todos são convidados para o convívio. Traga um amigo e ...boa disposição!


Chegou a Primavera


A estação feliz chegou finalmente com o seu melhor ( e com ela,um pouco de frio também, por estas bandas!).

sexta-feira, março 16, 2007

Café da Associação em obras

Sede da ARCF

Já estão a decorrer desde Sábado ( 10 de Março) obras de manutenção e restauração do Café da Associação. É para breve a sua reabertura, sendo o associado José António Fernandes da Lageosa (casado com a nossa conterrânea Isabel Teixeira Leal), o gerente do espaço.

quinta-feira, março 15, 2007

Pelos Caminhos da Raia

Participe na caminhada que irá ser realizada em Agosto. Um pouco de exercício, nessa altura, não deverá fazer mal a ninguém.Pormenores do percurso? Só mais tarde! Entretanto vão treinando o físico...




( cartaz de divulgação da actividade)

Entretanto, estejam atentos: antes do mês de Julho, está prevista outra caminhada num fim-de-semana ( data ainda por definir).

terça-feira, março 13, 2007

Forcalhos a reflorescer...

Por cá, a Primavera (que anda por perto), já se faz representar por singelas manifestações floridas.



Amendoeira em flor



Caprichos primaveris...



Forcalhos, 12 de Março de 2007 - FDMC

segunda-feira, março 12, 2007

Reunião da Assembleia Geral da ARCF

Aqui transcrevemos do Blog Notícias dos Forcalhos, a nota da convocatória de uma Assembleia Geral da ARCF:


Está convocada a Assembleia Geral da ARCF para reunir, na sua sede, no próximo dia 31 de Março, pelas quinze horas, com a seguinte ordem de trabalhos:


1 - Discussão e votação do relatório e contas de gerência do ano de 2006;

2 – Adesão ADES- Associação de Desenvolvimento do Sabugal;

3 – Outros assuntos de interesse para a Associação.


Carlos Henrique Gonçalves Jorge

domingo, março 11, 2007

Pôr do Sol nos Forcalhos

Mais um fim de tarde, hoje, nos Forcalhos...

Porque será que o Pôr do Sol nos comove , perante tal beleza, ao ponto de nos entristecer de forma suave ?

Fotografias tiradas no dia 11 de Março de 2007- FDMC

quinta-feira, março 08, 2007

Qual é a maior árvore dos Forcalhos?


A Associação Transumância e Natureza está a organizar desde 20 de Fevereiro, um concurso no mínimo original: Descobrir e catalogar os maiores exemplares de árvores de várias espécies do distrito da Guarda. É dirigido aos alunos e professores promovendo desta forma a educação ambiental e a valorização do património natural da região ( ecológico, paisagístico, cultural e científico). Serão considerados o pinheiro bravo, o carvalho negral, o carvalho cerquinho, o freixo, o amieiro, o castanheiro, o choupo e o ulmeiro.

Aproveitando a ideia inédita, aqui vai um desafio:


Qual é a maior árvore dos Forcalhos?
( Podem fazer-nos chegar as vossas respostas com fotos e posteriormente com a comprovação no terreno!)

( Foto tirada nos Forcalhos nos Areais, na sequência do mau tempo que se fez sentir durante o Outono 2006)

"Elas são grandes e imponentes ...mas às vezes também caem."


Curiosidade:
Várias reclamam ser a maior... Mas a maior árvore do mundo é uma sequóia. Essa árvore gigante chama-se "General Sherman" e fica no Parque Nacional das Sequóias, na Califórnia.Com mais de 2000 anos ( uma jovem!), ela tem 112,34m de altura, 11 metros de diâmetro e 31 de circunferência! A sua madeira poderia produzir 5 bilhões de fósforos!!!
No entanto, acredita-se que a árvore mais alta do mundo tenha sido um eucalipto, que parece ter chegado a atingir os 143m em 1885.

FDMC-03/2007

quarta-feira, março 07, 2007

8 de Março - Dia Internacional da Mulher

Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo.
No dia 8 de Março, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.



Mulher começa com M
M... de música e de magia.
M... de mãe e de Maria.
M... de mimos e de meiguice.
M... de madrugada e de maravilha.
M... de melhor do MUNDO!

( autor anónimo)