quarta-feira, abril 25, 2007

Ficha de inscrição para a caminhada do dia 27 de Maio de 2007




Já está disponível a ficha de inscrição para a caminhada...Inscreva-se até ao dia 24 de Maio de 2007 e venha passar um dia diferente! ( contacte qualquer elemento da Direcção da ARCF ou fazer a inscrição no Café da Associação. Pode ainda enviar a ficha de inscrição até dia 24 de maio para : arcforcalhos@gmail.com)


Acordeonistas encantam nos Forcalhos


Rodrigo e Cláudio

Nos Forcalhos, o serão de Sábado ( 21 de Abril de 2007) foi preenchido por melodias provenientes dos acordeões de Rodrigo ( de Lourinhã) e Cláudio ( de Castanheira de Pêra), dois jovens músicos que interpretaram de forma inigualável, diversos temas populares portugueses, numa das salas da “antiga” Escola Primária. A sessão também foi pedagógica, já que antes de cada tema, os músicos insistiam em explicar as técnicas utilizadas.

O público presente (várias dezenas de pessoas da terra e de aldeias vizinhas) ia trauteando as melodias mais conhecidas, algumas delas pertencentes à mocidade do passado. Podia adivinhar-se diversas reacções na audiência: expressões de cumplicidade, ao reconhecerem os temas tocados; expressões de espanto, perante as execuções rápidas e complexas no acordeão, e também perante a excelente coordenação (sintonia) entre os dois músicos; assim como expressões de apreciação e aprovação das competências dos artistas.


Claro que não podia deixar de haver quem quisesse dar um pezinho de dança reforçando ainda mais a imagem de que Forcalhos sempre foi um povo que gosta de dançar em momentos festivos (pode testemunhá-lo, o ambiente das nossas Festas em Agosto).
A pedido das pessoas presentes, foi homenageado Francisco Nobre, conterrâneo recentemente falecido, mais conhecido por Chico Graça, acordeonista que no passado, acompanhou momentos festivos na nossa Terra e Região ( assim como no estrangeiro) com o seu acordeão, como o poderá relembrar muita gente que conviveu com ele. Muitos recordaram também António Monteiro Lourenço, o Ti Carriço, a tocar harmónio desde a sua mocidade... com homens e mulheres a cantar o fado ao desafio.


Imagens extraídas do Jornal de Notícias dos Forcalhos nº 8 Julho 1987 e do Blog Notícias dos Forcalhos ( 27 de Junho de 2005)

Rodrigo e Cláudio encantaram a audiência proporcionando uma noite diferente, tendo-nos confessado, no final, que o público foi espectacular.

Sendo o evento da responsabilidade da Câmara Municipal do Sabugal ,com o apoio da Junta de Freguesia dos Forcalhos e da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos, resta-nos a desejar que iniciativas dessas sejam mais vezes organizadas.
(Quem tiver alguma foto de Francisco Nobre pode enviá-la para o seguinte ARCForcalhos@gmail.com)
FDMC/04/2007

segunda-feira, abril 16, 2007

Por caminhos dos Forcalhos, no dia 27 de Maio




Precisamente no Mês do Coração, A ARCF organiza , no dia 27 de Maio de 2007, uma caminhada a pé, a partir da sede da Associação dos Forcalhos. O percurso pedestre será realizado da parte da manhã , com destino marcado na Ermida da Nossa Senhora da Consolação, por volta da hora do almoço, onde está também previsto um piquenique/convívio no Parque das Merendas para revigorar forças.


Os pormenores das inscrições serão comunicados oportunamente.
Mas registe o evento na sua agenda e...


vão treinando a marcha...



Ermida de Nossa Senhora da Consolação




Parque das Merendas



domingo, abril 15, 2007

Passear...até aos Barrocos das Andorinhas

O Marco 627 encontra-se nos Barrocos das Andorinhas . Situado no sítio do Fornito, trata-se de um conjunto de rochedos graníticos que se eleva sobre o terreno de forma impressionante. A formação rochosa constitui só por si um marco natural. O lugar é aprazível. Vale a pena tentar uma caminhada até lá. Se entretanto estiver a chover, é só acelerar o passo na sua direcção, porque os Barrocos das Andorinhas proporcionam um óptimo abrigo.





No jornal Notícias dos Forcalhos nº 12/1989, Carlos Henrique Gonçalves Jorge ( Director do nosso jornal) transcreve uma história de Contrabando, contada por um "ex-contrabandista anónimo", ocorrida há umas largas dezenas de anos atrás.Nela, o autor faz uma referência ao local dos Barrocos das Andorinhas.

A História ( cuja pequena introdução tomamos a liberdade de transcrever) é narrada na 1ª pessoa:

" (...) Numa noite éramos muitos. Deviam ser perto de uns cinquenta. Essa noite que eu digo não eram batatas. Eram amêndoas de casca. Eramos à volta de uns cinquenta homens e carregámos nos Barrocos das Andorinhas. Lá vínhamos por aí a fora. Eu, o Zé Ramos e o Araújo andávamos os três por nossa conta (...)



De facto, uma vez no sítio, não é difícil imaginar como seria o ambiente nessa noite de contrabando, à volta do esconderijo rochoso.

sexta-feira, abril 13, 2007

Forcalhos: imagens da semana

( pelo caminho das Casilhas... o pote de ouro já lá não estava...)

Santo Cristo : Quinta-Feira Santa ( cumpriu-se a tradição) por MJCCarlos

Durante a quadra Pascal...tratar-se-á de algum prenúncio?


( mais um fim de tarde) por LLM
Dia 11 de Abril
fotos tiradas por residentes nos Forcalhos

quarta-feira, abril 11, 2007

A Ribeira e o Moinho...

Apesar do frio que se fez sentir durante a semana que antecedeu a Páscoa ( caiu chuva, neve e granizo, ventanejou,trovejou...enfim...temporal para todos os gostos) o tempo permitiu ainda para passear!

Passando frente ao cemitério, segue-se caminho em direcção à Pesqueira.

Mais à frente, encontramos um local que, em tempos remotos, tinha a sua utilidade: o moinho do Ti Galhé.

A construção presente pode não ser um monumento majestoso, mas tem o seu encanto.

Aí, a ribeira vai cheia...nada a impede...nesta altura do ano, corre alegre e apressadamente ."O Moinho", este,já só a contempla seguir o seu destino. Mas ainda existe a pequena e não menos encantadora ponte...para a outra margem.

Como terão sido os tempos áureos do moinho e das suas gentes, cuja actividade era tão indispensável para o sustento de muitos?
FDMC/04/2007

Concerto de Música nos Forcalhos em Abril

Acordeonistas nos Forcalhos


No dia 21 de Abril de 2007, pelas 21 horas, um concerto de Acordeonistas terá lugar nas instalações da (ex-) Escola Primária dos Forcalhos. Quem já viu e conhece, diz que o espectáculo promete: ritmo, boa disposição e humor.( A entrada é gratuita).
A organização é da responsabilidade da Câmara Municipal do Sabugal com o apoio da Junta de Freguesia dos Forcalhos e da Direcção da ARCF. Compareça! Venha ouvir sons tradicionais e porque não...


...dar um pezinho de dança!

FDMC/2007

sábado, abril 07, 2007

Páscoa Feliz!

A Direcção da ARCF deseja uma Páscoa Feliz para todos.