segunda-feira, novembro 26, 2007

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL

Transcrevemos neste espaço a convocatória para a reunião da Assembleia Geral:



ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL DOS FORCALHOS

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL

CONVOCATÓRIA



Nos termos da alínea c) do nº 2 do artº 29º dos Estatutos da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos, convoco os associados para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no dia 8 de Dezembro de 2007, pelas quinze horas, na sede da Associação, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- Discussão e votação do orçamento e plano de actividades para o ano de 2008.
2- Outros assuntos de interesse para a Associação.

Se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos associados com direito a voto, a Assembleia funcionará uma hora depois com qualquer número de associados, de acordo com o disposto no nº1 do artº dos estatutos.




O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Carlos Henrique Gonçalves Jorge

sexta-feira, novembro 23, 2007

Convívio de Cavaleiros nos Forcalhos



No âmbito de tentar divulgar o que se passa por cá aos que se encontram longe da nossa terra , informamos neste espaço que Forcalhos recebeu mais uma vez, cavaleiros da Raia, numa iniciativa que tem vindo a perpetuar-se há já uns anos, através da nomeação de “mordomos” que desta vez, foram os forcalhensesNói e Quim do Ilídio. O contexto é diferente do habitual...não estão 28 graus à sombra...nem se tratou de nenhum encerro ou capeia. Tratou-se de um passeio/convívio entre cavaleiros da região.


1- Camião de transporte dos Cavalos 2-O nosso conterrâneo e sócio: Baptismo de cavalo



Logo de manhã, por volta das 10h00, após o pequeno almoço servido pela organização do evento, frente à Sede da Associação dos Forcalhos, dezenas de cavaleiros iniciaram o itinerário que contou com passagens pelo Fornito, Genestosa, Casilhas de Flores ( Espanha ) e Albergaria de Argañan ( Espanha ).



O destino: a Ermida de Nª Sª da Consolação, onde foi servido o almoço, ( no Parque das Merendas dos Forcalhos). A organização merece uma nota positiva pelo sucesso do programa (um pormenor agradável que não escapou aos participantes: o facto de terem dado palha aos cavalos no final do passeio.)


Nos trilhos da Raia ...


São Martinho assegurou que o tempo estivesse bom e o ambiente entre os convivas não podia ser melhor. O passeio/convío teve como cenário, uma paisagem natural de reconhecida rara beleza.





Durante o almoço...
Os novos mordomos para o próximo passeio, nomeados no final do repasto são de Valongo do Côa, tratando-se de pai e filha. Neste blog, fizemos já referências a alguns aspectos daquela região que vale a pena visitar.
nomeação dos mordomos





Novos mordomos ( de Valongo do Côa)


fdmc/11/2007

sexta-feira, novembro 16, 2007

Magusto nos Forcalhos

" Quentes e boas"!

No fim de semana passado, o Magusto ( iniciativa da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos) invadiu os ares da nossa terra com cheiros a fumo, a castanha e a jeropiga, avisando os mais distraídos que nesse Domingo celebrava-se o São Martinho de forma tradicional.



O homem que deu a sua capa a quem tinha frio, não falhou o prometido: o tempo estava bom..Era mesmo Verão de São Martinho.
A partir das 15h30, as pessoas concentraram-se até ao local ( frente à sede da Associação) para comer umas castanhas e beber jeropiga . Caçadores da Reserva dos Forcalhos também se juntaram ao convívio… a boa disposição do grupo de homens animou o evento. Um deles ( de Viseu) que já caça há vários anos nos Forcalhos fazia anos. O ambiente era mesmo propício!




O Quim do Ílidio foi quem assou as castanhas com arte. 15 quilos de castanhas foram repartidas em 3 camadas de caruma previamente apanhada num pinhal. Bastou acender estrategicamente o lume à volta do monte de caruma e esperar que as castanhas assassem, mexendo o todo com um pau comprido. A seguir foi só apanhá-las e comê-las acompanhadas com um copo de jeropiga. Castanhas assadas, ai que bom que é!






O Zé- apoiou o evento e também ofereceu uma Bola de Carne confeccionada pela sua mulher, Isabel ( filha do falecido Alberto).












Claro que não faltaram momentos de boa disposição quando os convivas decidiram enfarruscar-se uns aos outros. Os mais novos deliraram com a brincadeira. Poucos saíram do local sem estarem enfarruscados.







Por cá, foi sem dúvida uma tarde original para quem aproveitou o evento, pretexto para um convívio saudável.

( No final, foi feito um peditório para a “ capa de São Martinho” que cobriu perfeitamente as despesas efectuadas para a realização do convívio. A ARCF agradece as contribuições dos convivas e também ao próprio São Martinho que, de certeza, abençoou o Magusto nos Forcalhos.)




fdmc/11/2007