segunda-feira, junho 23, 2008

Forcalhos "mais perto" de Espanha

já algumas semanas que Forcalhos ficou mais perto de Albergaria de Argañan ( Espanha)...ou melhor, Albergaria de Argañan ficou mais perto de Forcalhos. Do lado de lá, obras de recuperação dos caminhos facilitam presentemente a circulação entre as duas aldeias raianas, numa distância de pouco mais de 5 quilómetros ( pelo caminho que vai até à Ermida de N.ª S.ª da Consolação.( Intervenção do Ayuntamiento de Albergaria de Argañan)

Chegada à Raia ( pela Consolação)

Máquinas para as obras do Caminho
Imagens do mesmo caminho em Abril de 2008
(Passeio a cavalo de Forcalhenses)


Uma das grandes apostas deste projecto ( que é de aplaudir) é, com certeza, promover as relações entre os dois povos e incentivar todo o tipo de intercâmbios (económicos , socio-culturais...)
Em Albergaria de Argañan...

Num trajecto agradável de 7 ou 8 minutos, conseguimos estar em Albergaria...para apenas tomar café solo ou una Caña e avistar daí uma paisagem bem diferente. (Em dias de bom tempo, a passagem faz-se perfeitamente de automóvel.)


( entrada para Portugal)

De Espanha ...ventos de mudança...


fdmc/o6/2008

3 comentários:

O Forcalhense disse...

Recordo que na minha infância chamavam a este caminho para Albergaria o "Caminho dos carros", para o distinguir do outro caminho que era mais utilizado por aqueles que se deslocavam a Espanha, normalmente para comprar e/ou vender algo.
De facto o outro caminho (o da "Cancelinha") na sua maior parte, mais não era que uma vereda estreita só praticável por peões com alguma destresa física, pois para saír de Albergaria de Argañan em direcção aos Forcalhos por essa vereda há uma subida ingreme, onde abundam pedras soltas.
Voltando ao ínicio, agora mais que nunca, faz todo o sentido chamar ao caminho que passa junto à Ermida da Consoloção o CAMINHO DOS CARROS.
Depois desta palestra, confesso que já bebia una caña...

Anónimo disse...

Temos uma boa oportunidade para atrair mais Espanhois até aos Forcalhos, nem que seja só para beber um bom café expresso ou uma boa cerveja, porque esses produtos no seu país são de qualidade inferior(a julgar pelo sabor).

Anónimo disse...

Messagem para o meu primo Filipe do Forcalhos da parte do José Pinto Augusto de França.
esqueci de te dar o meu email antes de me ir embora.
O meu email: jose.pinto6@yahoo.fr
envia-me uma messagem para ter novidades tuas e da nossa familia.
Um grande abraço a todos.
Até a proxima!