sexta-feira, fevereiro 22, 2008

Nos Forcalhos

Passeio pela Raia ( Forcalhos- Albergaria- Casilhas)


Há já quinze dias, mais uma vez, um grupo de forcalhenses foi dar um passeio a cavalo até às Casilhas de Flores, passando pela fronteira junto à Ermida de N.ª Sr.ª da Consolação e sempre por caminhos .




Passámos por uma mina de extracção de areia inserida numa paisagem fenomenal… Dirigimo-nos para uma encosta de onde podiamos avistar as aldeias de Albergaria e Puebla de Azaba...a partir de aí, continuámos a subir até umas edificações em ruína. Tratava-se dos famosos Banhos da Fonte Santa, que (inicialmente alguns julgavam tratar-se dos Banhos da “ Cochina”) muitos forcalhenses ainda chegaram a frequentar, há já algumas décadas atrás.
Contaram-se histórias de Contrabando dos tempos difíceis por aquelas paragens, nas quais, 3 dos convivas participaram quando eram mais novos. Lugares de encontros, esconderijos, perseguições, fuga aos carabineiros...

...Paisagens bonitas, recortes perfeitos de serras no horizonte, conjuntos graníticos curiosos, caminhos antigos e estreitos, paredes de pedra contrastando com o verde do campo, aromas de ervas invisíveis, melodias da natureza, céu imenso…cenários que nos transcendem para outra dimensão…em harmonia perfeita com tudo o que nos rodeia…

Ruínas dos Banhos da Fonte Santa


O almoço estava marcado num restaurante recentemente aberto nas Casilhas, onde aproveitámos para recuperar forças e pôr a conversa em dia. Juntaram-se a nós o Zé Nói, o Tiago do Mingo e o Zé ( que vieram numa Moto4).
Como o mundo é pequeno…nesse mesmo restaurante encontrámos dois forcalhenses que nem sequer vinham juntos: O Mingo e o Tónio Nadino.
Repostas as energias, o regresso fez-se tranquilamente por caminhos até ao Fornito. Chegámos ao anoitecer.

___________________

O triste acontecimento do falecimento do Abílio Fogeiro Dias apanhou-nos de surpresa nessa manhã ... era o tema das conversas quando deixámos o Largo da Associação. Todos estavam consternados perante a notícia. A maior parte dos que se encontravam junto ao café àquela hora, tinha estado com o Abílio na véspera da sua morte e tentavam mentalizar-se da sua despedida precoce.
Partímos todos, serenamente, em direcção à Raia, tentando afastar das nossas mentes o infeliz acontecimento. A tristeza pairava já no ar...

Para a família enlutada, vão os nossos pêsames e que Deus tenha em paz a alma de Abílio Fogeiro Dias.


fdmc/02/2008

Reunião da Assembleia Geral da ARCF

Transcrevemos neste espaço, a convocatória de uma Reunião da Assembleia Geral prevista para o dia 8 de Março de 2008 às 15 horas.



ASSOCIAÇÃO RECREATIVA E CULTURAL DOS FORCALHOS

REUNIÃO DA ASSEMBLEIA GERAL

CONVOCATÓRIA



Nos termos da alínea b) do nº 2 do art.º 29º dos Estatutos da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos, convoco os associados para reunir em Assembleia Geral Ordinária, no dia 8 de Março de 2008, pelas 15 horas, na sede da Associação, com a seguinte ordem de trabalhos:

1- discussão e votação do relatório e contas da gerência de 2007 e parecer do Conselho Fiscal;

2- Outros assuntos de interesse para a Associação.


Se à hora marcada não estiver presente mais de metade dos associados com direito a voto, a Assembleia funcionará uma hora depois com qualquer número de associados, de acordo com o disposto no nº 1 do art.º 31º dos Estatutos.


Forcalhos, 15 de Fevereiro de 2008


O Presidente da Mesa

Carlos Henrique Gonçalves Jorge
Nota da Direcção da ARCF: Compareça... a sua participação é importante para o futuro da colectividade, na apresentação e debate de ideias e projectos.

sexta-feira, fevereiro 15, 2008

Sabugal recebe Mundial de Pesca à Truta


Em Setembro ( entre dia 18 e 22) de 2008, o Campeonato Mundial de Pesca à Truta com Isco Natural, decorrerá no Côa (Concelho do Sabugal) que nasce na Freguesia dos Fóios. Tratar-se-á de um evento que inevitavelmente honrará Portugal e a nossa região. O Côa e o Sabugal serão o centro das atenções nesta modalidade desportiva a nível mundial. É natural que as características peculiares da água do Rio Côa tiveram influências na escolha do local para a realização da prova mundial pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva.



Rio Côa ( perto de Vale de Espinho)
Desejamos desde já que tudo corra bem para organização do evento e boa sorte aos pescadores representantes das cores nacionais.


( Nascente do Côa na Serra dos Fóios)


fdmc/o2/2008

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Mapas e Ruas de Forcalhos

Forcalhos do Céu

Vista geral das ruas dos Forcalhos

Vista parcial


Vista parcial

Conheces as ruas da tua terra?

Tentaremos apresentar as ruas,as avenidas, os largos, as praças, os becos e as travessas dos Forcalhos e desafiar os seus moradores a pronunciarem-se sobre elas. As fotos são recentes... se tiverem imagens antigas...agradecemos que nos enviem algumas... a título de curiosidade e de comparação.


Por enquanto, aqui vai um aperitivo de placas das nossas ruas!
















( Se a tua rua não estiver aí...reclama. Tentaremos emendar a falha!)