segunda-feira, março 31, 2008

Maria Ramajal Jorge publica " Na Flor da Velha Idade"

Maria Ramajal Jorge, conterrânea e sócia da ARCF, acaba de lançar mais um livro no dia 29 de Março no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, no Porto. A obra “ Na Flor da Velha Idade”( Edição da Editorial Novembro) tem como tema central a Terceira Idade a partir do qual a escritora forcalhense, com 84 anos, manifesta a sua perspectiva sobre uma realidade que ainda é mal interpretada por muita gente.

Outras obras da autora forcalhense:

Fogaréu ( Poesia), 1968
Tempo de rir ( Poesia), 1972
Com Isdabe na lembrança ( Prosa), 1993
De mala aviada…férias!...( prosa), 1994
Minha lira, salvatério ( Poesia), 1995
A Capeia ( Monografia), 1998
Contos de Miragaia ( Prosa), 1998
Ventos de Leste, Raianos ( Prosa), 2000
Amor a Fundo Perdido ( Poesia),
Amor de Sombras e Luz ( Poesia), 2000
A minhoca bailaroca ( Literatura Infantil)

Gostos…
( Poema de Maria Ramajal Jorge extraído da obra “Amor de Sombras e Luz”)

Gosto sim da poesia à moda antiga,
E porque não?
Só ela me fala e me anima
Com ritmo, com música, com rima
E com coração.

Há quem critique, quem não veja
Nem beleza, nem arte ou sedução
Na antiga musa
Chama-lhe coisa que já se não usa,
Talvez por ignorância
Ou por inveja,
Pois só critica
Quem não sabe ou não pode
Igual fazer.
É que deste dom, este saber,
Tão sofrido e diferente
Não se compra na botica
Nem se recebe na igreja.
Nasce co’a gente.
fdmc/04/2008

quarta-feira, março 19, 2008

Páscoa na Raia

Nesta quadra, muitos são aqueles que se dirigem à sua terra natal para passar a Páscoa em família e reencontrar os amigos. Deixamos aqui algumas sugestões para desfrutarem da melhor forma possível alguns dias de "retiro raiano".Programas dos mais religiosos aos mais profanos: missas, representações teatrais, gastronomia, feira, música, baile, e obviamente, capeias.

Representação da Paixão de Cristo em Aldeia Velha

No próximo dia 22 de Março, pelas 20h30, em Aldeia Velha haverá a representação ao vivo da Paixão de Cristo. O evento, que começa a ser tradição promete, para este quarto ano consecutivo, mais novidades. Prosseguem nos dias seguintes as Festividades de Nossa Senhora dos Prazeres em Aldeia Velha.



Desejamos a todos uma SANTA PÁSCOA, com Saúde, Paz e Alegria.




Aproveitamos ainda para deixar uma informação bastante curiosa enviada pelo nosso associado Fernando Lourenço sobre a comemoração da época pascal:


Porque é que a Páscoa calha tão cedo este ano?

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, depois do equinócio da Primavera (21 de Março). Esta data da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão cedo (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano!
fdmc/03/2008

quinta-feira, março 13, 2008

Caminhada Forcalhos (Fornito) - Aldeia da Ponte


No domingo passado, a Câmara Municipal do Sabugal ( CMS) organizou a 11ª Caminhada pelo Interior cuja partida foi no Fornito ( na Raia, marco 635) com passagem obrigatória pela Capela de Nossa Senhora da Consolação e o destino marcado em Aldeia da Ponte ( sempre ao longo da Raia). Mais de 120 participantes aderiram à marcha num percurso de quase 15 quilómetros. Eles eram homens, mulheres, jovens e menos jovens vindos de diferentes localidades do Interior ( principalmente do Concelho do Sabugal). A não ser em dias festivos ( capeias e festas), nunca Forcalhos recebeu a visita de tanta gente, pelo que é de elogiar esse tipo de actividade que promove a descoberta de lugares do nosso concelho.




Um grupo de forcalhenses não quis faltar ao evento e concentrou-se logo de manhãzinha na praça da nossa aldeia à espera que o autocarro ou um jeep da organização os transportassem até ao Fornito ( ponto de partida da caminhada).



Já no Fornito, junto ao marco 635, a partida foi dada pouco depois das 10 da manhã e chegámos sensivelmente uma hora depois à Consolação, onde foi servido o pequeno almoço oferecido pela Junta de Freguesia dos Forcalhos.

No Caminho do Fornito: Forcalhos à vista
Chegada à Ermida de Nª Sª da Consolação
Capela de Nossa Senhora da Consolação
Na Ermida, as pessoas tiveram oportunidade de visitar a Capela, a sua envolvência e a bela paisagem circundante. Muitos ficaram vislumbrados pelo encanto do local. Houve quem comentasse que a multidão presente fazia lembrar as Romarias que decorriam antigamente na Ermida. O Carlos Henrique ( Director do Jornal Notícias dos Forcalhos e Presidente da Mesa da Assembleia da Associação recreativa e Cultural dos Forcalhos) que se encontrava nos Forcallhos, devido à Reunião da Assembleia Geral da ARCF realizada na véspera, acabou por dar "uma aula de História improvisada ao ar livre, durante a qual explicou as origens da edificação da Capela de Nª. Sª da Consolação.

Interior da Capela /História da Aparição de Nossa Senhora da Consolação

Silêncio e atenção para ouvir a História
O Vereador Robalo da CMS também participou na marcha.
Forcalhenses e amigos
Energias repostas...prosseguimos a caminhada em direcção à Aldeia da Ponte:



O caminhante mais jovem ( 7 anos) com o caminhante menos jovem ( 86 anos) do grupo

Carrro vassoura: Jeep da Organização





Chegada à Aldeia da Ponte




Almoço em Aldeia da Ponte
O almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia da Ponte contava com uma Feijoada suculenta, num espaço propício para descansar e descontrair um pouco antes de todos regressarem à casa.

Descanso do Guerreiro
Momentos de Poesia ( Declamação de poesia sobre a Caminhada)

A próxima Caminhada pelo Interior já está agendada. Será no mês de Abril na região da Bendada e de Pena Lobo.
Nós aconselhamos o passeio... para além dos benefícios obvios inerentes à prática dessa modalidade, o ambiente dessas caminhadas é agradável.
AVISO : A 3ª Caminhada " P´los Caminhos da Raia" organizada pela ARCF está prevista para o dia 4 de Maio de 2008 ( no domingo), logo a seguir às festividades da Santa Cruz ( 3 de Maio).
fdmc/03/2008