segunda-feira, junho 30, 2008

Festa de São Pedro nos Forcalhos


Noite de São Pedro nos Forcalhos

Uma vez mais, dezenas de pessoas se juntaram no Largo da Associação para conviver e venerar São Pedro, no Sábado 28 de junho de 2008. Uma noite espectacular envolveu os convivas num frenesim habitual em ambiente de festa,nesta quadra dos Santos Populares cujos mordomos eram o David do Ismael e o Quim do Ilídio. Uma mesa comprida, fogareiros, sardinha assada( muito boa), caldo verde( confecção sob a responsabilidade de Lucinda e de Maria João), carne assada, pimentos, vinho, pão…e boa gente …estava tudo a postos!
Uma festa singela …à nossa moda…

A boneca ,erguida no alto do tradicional pinho, contemplava com um olhar divertido os vaivém da malta: ora para ir buscar uma sardinha, ora para buscar pão, ou ainda para conversar com um amigo ou familiar…

A música não faltou



Os preparativos começaram na véspera: encomendar a sardinha e a carne, comprar o vinho, escolher e cortar um pinho, apanhar rosmaninhos e giestas...


…e no dia da festa: fazer a boneca de trapos ( este ano feita pela Lucinda do Ismael), enfeitar e montar o pinho, preparar o caldo verde... tarefas que resultaram num convívio de sucesso.

Os mais pequenos aguardavam pelo momento mais alto da Festa :
saltar a fogueira

Não faltou quem quisesse saltar a fogueira purificando-se com a essência do rosmaninho. Começaram as crianças a saltar seguindo-lhes os "passos"( e saltos) mulheres e homens.
Carlos e Raul novos mordomos da Festa dos Santos Populares em 2009
(Fotos dos Arquivos da ARCF)

A nomeação dos novos mordomos, Raul ( do Ilídio) e Carlos ( do Ti Estebo) foi aplaudida por todos, estando assegurada a Festa dos Santos Populares no próximo ano 2009, que se está a tornar numa tradição a não perder.


… e a festa prolongou-se pela noite dentro.
Imagens do Quim e do Filipe
fdmc/07/2008

segunda-feira, junho 23, 2008

Forcalhos "mais perto" de Espanha

já algumas semanas que Forcalhos ficou mais perto de Albergaria de Argañan ( Espanha)...ou melhor, Albergaria de Argañan ficou mais perto de Forcalhos. Do lado de lá, obras de recuperação dos caminhos facilitam presentemente a circulação entre as duas aldeias raianas, numa distância de pouco mais de 5 quilómetros ( pelo caminho que vai até à Ermida de N.ª S.ª da Consolação.( Intervenção do Ayuntamiento de Albergaria de Argañan)

Chegada à Raia ( pela Consolação)

Máquinas para as obras do Caminho
Imagens do mesmo caminho em Abril de 2008
(Passeio a cavalo de Forcalhenses)


Uma das grandes apostas deste projecto ( que é de aplaudir) é, com certeza, promover as relações entre os dois povos e incentivar todo o tipo de intercâmbios (económicos , socio-culturais...)
Em Albergaria de Argañan...

Num trajecto agradável de 7 ou 8 minutos, conseguimos estar em Albergaria...para apenas tomar café solo ou una Caña e avistar daí uma paisagem bem diferente. (Em dias de bom tempo, a passagem faz-se perfeitamente de automóvel.)


( entrada para Portugal)

De Espanha ...ventos de mudança...


fdmc/o6/2008

Festa de São Pedro nos Forcalhos


São Pedro
Os " novos mordomos " ( Quim e David) da Festa dos Santos Populares - este ano, será venerado São Pedro- informam que os festejos decorrerão nos Forcalhos ( no largo da Associação) no próximo sábado, 28 de Junho de 2008, a partir das 8h30.

Fotos de São João 2007 ( Forcalhos)

Haverá caldo verde, sardinhas,vinho e música.


Compareçam e divirtam-se!
fdmc/06/2008

quarta-feira, junho 18, 2008

Festas populares: Quadras populares

E porque este período do ano é dedicado aos Santos Populares, transcrevemos neste espaço algumas quadras populares, desafiando aqueles que têm veia poética para inventarem algumas quadras na secção dos comentários .

Relativas a Santo António:
Santo António, Santo Milagreiro,
Nos Forcalhos sabemos também,
Que sendo Santo casamenteiro,
És dos melhores que o mundo tem.

Ó Santo António de Lisboa
Tu que tens fama de casamenteiro,
Se o casamento fosse coisa boa,
Tu próprio não ficavas solteiro!

Santo António, Santo António
Que bonito que tu és
Vou-te comprar um manjerico
E vou pô-lo a teus pés!


Meu rico Santo António
Santinho do meu coração
Dá-me riqueza e saúde
Muita paz e muito pão

È noite de Santo António
Estalam foguetes no ar;
Põem o manjerico á janela
E vem para a rua dançar.

Não tenho mais que te dar
Nem tu mais que me pedir
Aqui tens meu coração
E a chave para o abrir

Quem não sabe fazer quadras populares não pode ser bom português! Aproveitem a ocasião dos santos populares portugueses para criar umas quadras populares originais.

Para quem não se lembra:
A Quadra Popular é a forma lírica mais comum entre o povo; foi também utilizada por poetas de renome.
Composta por 4 versos de sete sílabas (redondilha maior), a rima surge geralmente no 2º verso e 4º versos, sendo os outros dois versos brancos (sem rima). A quadra popular pode ser composta por uma única estrofe ou por várias.

de Fernando Pessoa:

Manjerico que te deram
Amor que te querem dar
Recebeste o manjerico
O Amor fica a esperar



Só por curiosidade religiosa...sabia que...
...temos Padroeiro da Alta Tecnologia:
A Igreja Católica aprovou a criação de um santo padroeiro para a rede mundial de computadores, o Santo Isidoro de Sevilha ( Cartagena 560 - Sevilha, 4 de Abril 636). Foi arcebispo de Sevilha, considerado um dos grandes eruditos e o primeiro dos grandes compiladores medievais. Sua obra influenciou largamente toda a produção intelectual na Espanha medieval.Foi canonizado em 1598, e em 1722 o papa Inocêncio XIII declarou-o Doutor da Igreja.

É considerado, hoje, patrono dos bons usuários da Internet.


fdmc/06/2008