sexta-feira, agosto 29, 2008

Forcalhos vence Torneio de Futsal em Aldeia da Ponte



Forcalhos venceu o Torneio de Futsal em Aldeia da Ponte derrotando Vilar Formoso na grande final, por 3-0, no dia 11 de Agosto de 2008.
Um grupo de jovens forcalhenses constituiu uma equipa e inscreveu- se no Torneio de Futsal, organizado pela comissão das festas de Aldeia da Ponte. A Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos patrocinou a iniciativa dos jovens que noutras ocasiões já tinham representado as cores da Terra, obtendo bons resultados e boa classificação (3º Lugar no Torneio de 2005).



Pedro, Juca, João Pedro, Tiago, Armindo, Ricardo Prata, Ricardo Antunes e Rui Sanches


Desta, foi de vez… quem presenciou os jogos todos, principalmente o da final, concluía rapidamente que Forcalhos tinha uma excelente formação que no campo revelou técnica, domínio de bola, estratégia, excelente atitude e muitos golos (em apenas 3 jogos, na fase de apuramentos para as meias finais, Forcalhos marcou mais de 30 golos).



Na meia-final: Forcalhos- Albergaria de Argañan ( Espanha ), 10-3

O jogo da Final Forcalhos-Vilar Formoso, foi nitidamente de grande nível com a actuação de bons jogadores nas 2 formações. No entanto, Forcalhos soube trespassar a defesa da equipa adversária várias vezes trocando rapida e tecnicamente a bola podendo ter concretizado mais golos ao longo da partida. Constituída por bons jogadores , Vilar Formoso dificilmente chegava à área da baliza forcalhense defendida pelo Juca ( do Raul) que se revelou um hábil guarda-redes.




Da nossa parte, queremos expressar os nossos sinceros parabéns aos gloriosos e que continuem a participar em modalidades desportivas, incentivando outros forcalhenses a seguir-lhes e acompanhar-lhes os passos, projectando o bom nome de Forcalhos .




fdmc/08/2008

domingo, agosto 24, 2008

Concurso " Ó Forcão Rapazes"

Ninguém pára a Onda Raiana...O Concurso "Ó Forcão Rapazes" deste ano, campeonato do Mundo do Forcão, foi mais uma vez prova disso . No dia 16 de Agosto, milhares de aficionados desta tradição encheram a Praça de Touros do Soito e apoiaram as suas aldeias. Foram 9 equipas representativas das diversas localidades raianas que lidaram os 9 touros da responabilidade do ganadeiro Romeu.

Forcalhos, Alfaiates, Lageosa, Aldeia Velha, Soito, Ozendo, Aldeia Velha, Soito, Ozendo, Aldeia do Bispo, Fóios e Aldeia da Ponte foi a ordem pela qual entraram na praça os concorrentes.



À formação dos Forcalhos ( 1ª equipa ao Forcão) coube provavelmente o melhor touro da tarde que investiu repetidas vezes no engenho triangular, manejado com destreza pela rapaziada forcalhense.
O balanço sobre a prestação das outras equipas é sem dúvida positiva embora um ou outro touro não tenha correspondido às expectativas dos aficionados.
Sem querer avançar com mais descrições e comentários, ficam as imagens que falam por si



Cor, festa, música, alegria, tradição e união... touros e forcão!
Entrada das equipas por ordem definida pelo sorteio


Lotação esgotada



1ª Equipa da tarde: Forcalhos



Indiscutivelmente, o melhor Touro da tarde: demonstração de nobreza, casta e força



2ª equipa: Alfaiates

3ª equipa: Lageosa


4ª Equipa: Aldeia Velha


5ª equipa: Soito

Um salto por cima do touro e a seguir...



6ª equipa: Ozendo
Momentos de improvisação para encerrar o bói. À falta de Cabrestos...


7ª equipa: Aldeia do Bispo


8ª equipa: Fóios


9ª equipa: Aldeia da Ponte


Veja aqui " Concurso Ó Forcão, rapazes " uma pequena reportagem
Fotos de Maria João S. Calado Carlos
fdmc/08/2008

sábado, agosto 23, 2008

Contrabando da Amizade

Caminhada Nocturna



No dia 9 de Agosto, contrabandistas de 3 povos da Raia, Casilhas de Flores, Forcalhos e Lageosa da Raia marcaram encontro num ponto secreto junto à linha da fronteira ( na Genestosa) por volta das 11 horas da noite.



Saída dos Forcalhos






Mais de 70 forcalhenses aceitaram o desafio saindo dos Forcalhos às 21.30h em ponto. Desta vez, ninguém transportava “carrego” ( nem "talegos"… apenas histórias, recordações daqueles tempos, sonhos e uma boa carga de adrenalina que a aventura nocturna iria proporcionar.

Caminho do Fornito




O céu estrelado e um belo luar não eram propriamente ideais para o Contrabando ( sendo a claridade inimiga para quem pretendesse passar despercebido).






Pelo caminho, ouviam-se histórias daqueles tempos narradas pelos mais velhos - os aventureiros noctívagos tinham idades compreendidas entre os 5 e os 78 anos- aos mais novos cujos olhos absorviam e filtravam o escuro da noite para ver melhor…não fosse aparecer de repente um carabineiro, um lobo ou até mesmo um touro bravo…






Ao chegar à raia, percorridos 4 quilómetros, encontramo-nos com os espanhóis das Casilhas aos quais as gentes da Lageosa se juntaram mais tarde. Era indescritível o momento que juntou mais de 200 pessoas, num lugar ermo desprovido de qualquer estrutura eléctrica…3 povos encontravam-se numa alegria difícil de explicar. A mercadoria tinha sido entregue: boa disposição, alegria e paz…muita paz!

...e não é que apareceram mesmo os carabineiros!



Carabineiros que surpreenderam os contrabandistas em flagrante





A ideia era reunirem-se todos numa quinta isolada da Raia- a Quinta do Legário- que cedeu as instalações para receber os contrabandistas. No local iluminado por holofotes, fez-se uma roda à volta de quem quisesse contar histórias/pequenos episódios dos tempos do contrabando. Sem o auxílio de microfones e altifalantes, o silêncio era mais do que ouro para poder ouvir as histórias proferidas entusiasticamente pelos contadores ( 1 de cada aldeia).
Estórias eram muitas... desde a forma como as mulheres escondiam a mercadoria; o cavalo de um contrabandista que tinha levado 7 tiros dos carabineiros; famílias que escondiam os contrabandistas de maneira a não serem apanhados; o cão de uma quinta que só ladrava quando sentia a presença dos carabineiros...

Elementos da organização do evento ( Ayuntamiento das Casilhas, Junta de Freguesia da Lageosa e Associação dos Forcalhos) falaram sobre a importância do contrabando para a economia das famílias carenciadas naqueles tempos difíceis e para a união dos povos comprometidos numa actividade considerada ilegal e de alto risco.

O sucesso desta iniciativa singela que envolveu as 3 aldeias poderá ser eventualmente a luz do fundo do túnel da interioridade que poderá unir esses povos e caminharem unidos em direcção a outros projectos mais ambiciosos...


Todos atentos para ouvir os contadores de histórias de Contrabando...



Neste convívio muitos reencontraram amigos e familiares que não viam há anos e por coincidências do destino, esta noite de contrabando voltou a juntá-los.


Troca simbólica de ofertas entre os elementos da organização

Antes da partida do regresso, a merenda que veio mesmo a calhar!
No final da sessão, todos se despediram calorosamente e regressaram para as respectivas aldeias na esperança de que para o ano haja novamente noite de contrabando.




fdmc/08/2008