segunda-feira, janeiro 19, 2009

Natal nos Forcalhos

Quem teve a oportunidade de passar esta quadra natalícia nos Forcalhos, presenciou cenários invulgares e deixou-se embalar, de certeza, pela sua beleza mágica, contagiante e apaziguadora:



Presépio de Natal na Igreja dos Forcalhos


A realização do Presépio é da responsabilidade dos Mordomos do Menino Jesus ( mordomos da Capeia)

Na noite de consoada, apesar do frio ( - 8º !), a fogueira à volta da qual estiveram reunidas muitas famílias forcalhenses proporcionou um convívio que se prolongou até de madrugada. Os mordomos e os seus familiares estavam animados e não faltou bebida nem carne assada, como já é costume e tradição por esta altura.


A seguir à ceia de Natal, uma caminhada até à fogueira, encontrar amigos e aquecer-se também!

A fogueira iluminava o céu dos Forcalhos enquanto aquecia o menino Jesus e os seus fiéis


O tamanho da fogueira era deveras impressionante... o calor intenso ,emanado pelas chamas da sua lenha, obrigava os convivas a afastarem-se uns largos metros dela.


"Olhar para o lume... perder-se por momentos em pensamentos acalentados pelo calor confortável da fogueira de Natal "

No dia seguinte de manhã cedo, dia de Natal, na nossa igreja, era tempo de beijar o menino Jesus. Muitos compareceram à hora marcada.

A neve caiu intensamente durante esses dias de " férias" de Natal vestindo a nossa aldeia com um manto branco invulgar." ...há já muitos anos que não nevava desta forma... " comentavam muitos. "... mais parecem os invernos de antigamente!..." consideravam outros, a julgar pelo tempo frio que insiste teimosamente em manter-se por cá.


Quando só os caminhos ficam brancos...

Antes de nevar, uma camada de granizo foi derramada dos céus, salpicando de branco a paisagem da qual só os caminhos de terra gelada não absorveram, criando a ilusão de que São Pedro teria escolhido apenas os caminhos como tela para a sua obra de arte imaculada.

Um passeio até à Genestosa pelo Fornito, local onde normalmente cai sempre mais neve


Corta-fogo na Genestosa

Caminho do Fornito

Charca no Fornito ( congelada e cheia de neve)




Tanta neve...um bom presságio para o ano novo?





Fotos de
José dos Santos
Filipe Manso Carlos
Lucinda Luís Manso


fdmc/01/2009

segunda-feira, janeiro 12, 2009

Confraria do Bucho Raiano reúne no Sabugal

Turismo Gastronómico: Sugestão para o mês de Fevereiro, na Raia





(Comunicado de Imprensa - 12 de Janeiro de 2009 )



O almoço de convívio e divulgação da Confraria do Bucho Raiano, realiza-se no Sabugal, no dia 22 de Fevereiro, a partir do meio-dia, no salão da Junta de Freguesia local, integrando os «Roteiros Gastronómicos», a iniciativa da Câmara Municipal de apoio à gastronomia raiana. A ementa inclui além do obrigatório bucho com batatas e grelos de nabos cozidos, o caldo de baginas secas e sobremesa de mílharas.
O encontro acontece no domingo gordo, dia em que tradicionalmente as famílias mais chegadas se juntavam para comer o bucho.
Da ementa fará parte o caldo das baginas secas, seguido do bucho, que virá á mesa acompanhado por batatas e grelos de nabo cozidos, em absoluto respeito pela tradição gastronómica raiana. De sobremesa haverá papas de arolo, ou mílharas, e fruta da época.
A Junta de Freguesia do Sabugal disponibilizou o amplo salão para o almoço, esperando-se que mais de uma centena de confrades e outros convivas se inscrevam no almoço.
A par do convívio da confraria realizam-se no sabugal, por esses dias, os «Roteiros Gastronómicos», iniciativa do Município do Sabugal, a que aderiram diversos restaurantes do concelho.

O bucho será precisamente uma das ementas que os restaurantes sabugalenses oferecerão nas suas ementas, a par de outros pratos típicos da raia.
O bucho é a peça de enchido mais genuína das terras raianas do centro de Portugal.Manda a tradição que após a matança do porco se juntem num barranhão pedaços de carne provindos da cabeça, orelhas e rabo, de mistura com a carne que restou agarrada aos ossos. Coloca-se essa carne em vinha d'alhos durante três dias, após o que se enchem as bexigas dos próprios porcos, indo para o fumeiro a fim de aí secarem com o calor provindo da lareira.
Dar a conhecer o bucho e contribuir para que se transforme numa oportunidade económica para a região é o objectivo da confraria, que realiza no Sabugal o seu primeiro encontro de 2009.
A iniciativa tem os apoios da Câmara Municipal do Sabugal, da Junta de Freguesia do Sabugal e da Casa do Concelho do Sabugal em Lisboa.

As marcações podem ser feitas até ao dia 15 de Fevereiro de 2009 para:
Telemóvel: 966 823 786
Email: confrariabuchoraiano@gmail.com
Confraria do Bucho Raiano