terça-feira, outubro 30, 2007

Pelo Sabugal a cavalo


Outro passeio a cavalo foi organizado desta vez no Sabugal, no dia 14 de Outubro. A anfitriã organizadora era a Rute e o tempo contribuiu para o sucesso do encontro.

Num cenário invulgar, cavaleiros da nossa região e de outras localidades ( Almeida, Covilhã…) desfrutaram de mais um convívio, pelas ruas da cidade do Sabugal, passando ainda pela Barragem. Sem mais comentários, as imagens ilustram o evento que contou com a participação de vários forcalhenses.


Cada vez mais frequentes têm sido esses encontros e manifestações que de certa forma possibilitam o reforço dos laços entre gentes da Raia.



Junto à barragem do Sabugal




O pequeno João António no Tornado sempre animado nos passeios a cavalo

Pelas ruas do Sabugal


uma entrada original no Sabugal

No final do almoço/convívio, o Quim do Ilídio e o Zé Nói foram nomeados para organizarem o próximo passeio nos Forcalhos. (Está previsto para para o dia 18 de Novembro)


fdmc/10/2007

domingo, outubro 28, 2007

Fica mesmo ali ao lado...

Aproxima-se o dia 1 de Novembro…Dia de todos os Santos. Muitos se deslocam às suas aldeias para recordar quem já não está entre nós… É tempo,de oração e de meditação para muitos.

Cemitério dos Forcalhos


O dia 1 de Novembro será numa Quinta-Feira possibilitando um fim-de-semana prolongado. Nós deixamos aqui duas sugestões para eventuais passeios que a ocasião possa proporcionar.


Mapa do concelho do Sabugal
1- Termas do Cró

Vá até à Rapoula do Côa e descubra as Termas do Cró




Localização: As Termas do Cró situam-se na Freguesia de Rapoula do Côa. Pela A25 saída Sabugal- EN 324. Pela A23 saída Caria/Sabugal- EN 18-3

O complexo termal do Cró está situado entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km para a norte do Sabugal
Estas águas medicinais poderão ter uma utilização antiquíssima, pois existem alguns indícios (cerâmicas de construção e moedas) que apontam para uma possível presença no local em período romano, no entanto, a referência mais antiga ao Cró é de 1726. Entretanto, estão já a decorrer obras de recuperação da antiga estância termal que se foi deteriorando ao longo das últimas décadas. Podem lá encontrar uma torneira com água sulfurosa a correr ( que por sinal é "mal cheirosa" mas tem aplicações terapeûticas)


2- Ponte de Sequeiros, na aldeia de Valongo do Côa, concelho do Sabugal.


Vista da ponte sobre o rio Côa

Dirige-se até Valongo do Côa e rume à ponte de Sequeiros.É uma ponte fortificada que permite o atravessamento do rio Côa em vertentes de grandes afloramentos graníticos. A Ponte é sustentada por três arcos plenos, sendo o central o de maior diâmetro. Apresenta uma torre de planta quadrada com vão em arco pleno de ambos os lados. Esta Ponte funcionaria como marcação de fronteira antes da incorporação das terras de Riba-Côa no território nacional. Esta ponte, foi construída no século XIII.



O pavimento é lajeado com continuidade em calçada. A Torre significa o dispositivo militar da marcação da portagem fronteiriça.



3- E porque não partir à descoberta da Nascente do Côa?
Nascente do Côa

Rio Côa ( Vale de Espinho)

Na Serra das Mesas, perto dos Foios ( seguir as indicações ao longo da estrada entre Aldeia do Bispo e Foios )
Vale a pena passear até lá... a paisagem é fabulosa. Aproveite e dê um salto até ao restaurante do Viveiro das Trutas a seguir a Vale de Espinho
Permite-nos colocar um pequeno enigma: qual é a origem do nome desta serra , "Serra das Mesas"?

sábado, outubro 27, 2007

Forcalhense na TV e no Céu


Soubemos pelo Blog do Fernando Lourenço ( Latote) O FORCALHENSE, que o Forcalhense José Monteiro, "Zé Nano" aparece, numa reportagem da SIC, que relatou uma iniciativa da Câmara Municipal de Santarém, no Dia Internacional do Idoso. O nosso conterrâneo, com 82 anos, participou no programa de actividades ( viagem de avião e saltos de para-quedas) e saltou de pára-quedas testemunhando a valentia e a coragem das gentes da nossa região, apesar da idade.


Veja o vídeo em http://sic.sapo.pt/online/noticias na rubrica "Idosos pelos ares".
fdmc/10/2007

segunda-feira, outubro 22, 2007

Ecologistas espanhóis nos Forcalhos contra abate de carvalhos


Autocarro dos excursionistas na raia- Genestosa
No Domingo de manhã ( 21/10/2007), por volta das 9h30, Forcalhos foi surpreendido pela chegada de um autocarro cheio de excursionistas que se dirigiu em direcção à Genestosa, via Fornito. Alguns forcalhenses, bons samaritanos, perseguiram o veículo para alertar o motorista, julgando tratar-se de algum equívoco, já que por aí, a estrada ( caminho) é intransitável e para muitos “ não há por lá, nada a visitar”. Mas não. Estavam no bom caminho e o objectivo era precisamente uma caminhada por essa grande mancha de Carvalhos ( considerada por entendidos a maior da Europa) que se encontra na parte espanhola.


Genestosa
A segunda surpresa foi quando, no fim da tarde, o autocarro estacionou frente à associação e os excursionistas invadiram o café para tomarem refrescos antes da viagem de regresso. O ambiente aí vivido relembrava um dia de Capeia em pleno Agosto ( e estava calor!) Mas antes pelo contrário…era finais de Outubro e os visitantes em questão eram ecologistas que se tinham deslocado até á Genestosa para observar aquela área como forma de alerta ( manifestação?) para os perigos que corre a região. Em conversa com alguns dos espanhóis, oriundos de Salamanca, descobrimos que está a decorrer uma acção de abate de cerca de 60% dos carvalhos aí existentes na parte espanhola. Evidentemente as consequências serão trágicas em termos de impacto ambiental. Alguns mostraram-se mesmo indignados nos seus relatos. 60% de uma só vez parece um absurdo. A ideia da excursão era fazer um reconhecimento no terreno para “medir” as consequências dessa acção para poder denunciar a situação às entidades competentes. Se tal acontecer…que consequências terá para a nossa região? Um caso a seguir… Terão sido aqueles passeios, os últimos, na maior floresta de carvalhos da Europa?


Genestosa: Passeio até a Cañada Real / Caminhada até aos Barrocos das Andorinhas- 2007


fdmc/10/2007

terça-feira, outubro 09, 2007

Forcalhos e o Outono: Nova metamorfose


Basta um fim de semana prolongado ( graças ao feriado do 5 de Outubro, comemorações da Implantação da República: É proclamada em Lisboa a República Portuguesa, pondo termo a mais de sete séculos de regime monárquico em Portugal) para aproveitar um passeio mais demorado pelos Forcalhos. Muitos forcalhenses se deslocaram até lá. Já é Outono...Trata-se de uma altura mais " serena". O tempo é ameno, não há o frenesim das festas raianas...o tempo parece fluir mais devagar...talvez ideal para a meditação. De qualquer das formas aqui registamos algumas imagens do fim de semana passado...história de matar saudades!


Não encontrámos nenhum Hobbit...nem duendes!...Só esta abelha a preparar-se para o inverno
( T´choço naMalhada Grande)
1- "Que copa mais larga!" 2- Provavelmente a árvore mais alta dos Forcalhos
As árvores vão tomando outras tonalidades ( frente à ponte na estrada que vai para a Lageosa)
Marmeleiros e marmelos...para quando a marmelada?
Amoras ou tartulhos...é só escolher e ...colher!
Onde é que será?
No largo das Hortas...as couves... à espera do Natal?
Banco dos namorados veraneantes no Largo das Hortas... vale a pena um passeio até lá...
...a ribeira que já corre por lá, encantam os miudos.
Caçadores forcalhenses: espectadores privilegiados da Natureza
fdmc/10/2007