domingo, outubro 28, 2007

Fica mesmo ali ao lado...

Aproxima-se o dia 1 de Novembro…Dia de todos os Santos. Muitos se deslocam às suas aldeias para recordar quem já não está entre nós… É tempo,de oração e de meditação para muitos.

Cemitério dos Forcalhos


O dia 1 de Novembro será numa Quinta-Feira possibilitando um fim-de-semana prolongado. Nós deixamos aqui duas sugestões para eventuais passeios que a ocasião possa proporcionar.


Mapa do concelho do Sabugal
1- Termas do Cró

Vá até à Rapoula do Côa e descubra as Termas do Cró




Localização: As Termas do Cró situam-se na Freguesia de Rapoula do Côa. Pela A25 saída Sabugal- EN 324. Pela A23 saída Caria/Sabugal- EN 18-3

O complexo termal do Cró está situado entre as freguesias da Rapoula do Côa e do Seixo do Côa, a 15 km para a norte do Sabugal
Estas águas medicinais poderão ter uma utilização antiquíssima, pois existem alguns indícios (cerâmicas de construção e moedas) que apontam para uma possível presença no local em período romano, no entanto, a referência mais antiga ao Cró é de 1726. Entretanto, estão já a decorrer obras de recuperação da antiga estância termal que se foi deteriorando ao longo das últimas décadas. Podem lá encontrar uma torneira com água sulfurosa a correr ( que por sinal é "mal cheirosa" mas tem aplicações terapeûticas)


2- Ponte de Sequeiros, na aldeia de Valongo do Côa, concelho do Sabugal.


Vista da ponte sobre o rio Côa

Dirige-se até Valongo do Côa e rume à ponte de Sequeiros.É uma ponte fortificada que permite o atravessamento do rio Côa em vertentes de grandes afloramentos graníticos. A Ponte é sustentada por três arcos plenos, sendo o central o de maior diâmetro. Apresenta uma torre de planta quadrada com vão em arco pleno de ambos os lados. Esta Ponte funcionaria como marcação de fronteira antes da incorporação das terras de Riba-Côa no território nacional. Esta ponte, foi construída no século XIII.



O pavimento é lajeado com continuidade em calçada. A Torre significa o dispositivo militar da marcação da portagem fronteiriça.



3- E porque não partir à descoberta da Nascente do Côa?
Nascente do Côa

Rio Côa ( Vale de Espinho)

Na Serra das Mesas, perto dos Foios ( seguir as indicações ao longo da estrada entre Aldeia do Bispo e Foios )
Vale a pena passear até lá... a paisagem é fabulosa. Aproveite e dê um salto até ao restaurante do Viveiro das Trutas a seguir a Vale de Espinho
Permite-nos colocar um pequeno enigma: qual é a origem do nome desta serra , "Serra das Mesas"?

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito obrigado pela sugestão.
Conheço as ruínas das Termas do Cró e a Ponte de Sequeiros e recomendo a visita.
Talvez aproveite este fim de semana prolongado para ir á Serra das mesas.