No âmbito de tentar divulgar o que se passa por cá aos que se encontram longe da nossa terra , informamos neste espaço que Forcalhos recebeu mais uma vez, cavaleiros da Raia, numa iniciativa que tem vindo a perpetuar-se há já uns anos, através da nomeação de “mordomos” que desta vez, foram os forcalhenses Zé Nói e Quim do Ilídio. O contexto é diferente do habitual...não estão 28 graus à sombra...nem se tratou de nenhum encerro ou capeia. Tratou-se de um passeio/convívio entre cavaleiros da região.
1- Camião de transporte dos Cavalos 2-O nosso conterrâneo e sócio: Baptismo de cavalo
Logo de manhã, por volta das 10h00, após o pequeno almoço servido pela organização do evento, frente à Sede da Associação dos Forcalhos, dezenas de cavaleiros iniciaram o itinerário que contou com passagens pelo Fornito, Genestosa, Casilhas de Flores ( Espanha ) e Albergaria de Argañan ( Espanha ).
O destino: a Ermida de Nª Sª da Consolação, onde foi servido o almoço, ( no Parque das Merendas dos Forcalhos). A organização merece uma nota positiva pelo sucesso do programa (um pormenor agradável que não escapou aos participantes: o facto de terem dado palha aos cavalos no final do passeio.)
Nos trilhos da Raia ...
São Martinho assegurou que o tempo estivesse bom e o ambiente entre os convivas não podia ser melhor. O passeio/convío teve como cenário, uma paisagem natural de reconhecida rara beleza.
Durante o almoço... Os novos mordomos para o próximo passeio, nomeados no final do repasto são de Valongo do Côa, tratando-se de pai e filha. Neste blog, fizemos já referências a alguns aspectos daquela região que vale a pena visitar.
nomeação dos mordomos
Novos mordomos ( de Valongo do Côa)
fdmc/11/2007