quinta-feira, novembro 01, 2007

Magusto nos Forcalhos

Cartaz de divulgação

Realizar-se-á um Magusto no Largo da Associação (frente à sede), no dia 11 de Novembro, a partir das 15h30. Haverá castanhas assadas e jeropiga. Aparece!


Provérbios

- No dia de S. Martinho vai à adega e prova o teu vinho.

- Mais vale um castanheiro do que um saco com dinheiro.

- Dia de S. Martinho fura o teu pipinho.



Lenda de São Martinho
São Martinho nasceu no ano de 316, na Sabária da Panónia (Hungria). Seu pai era oficial do Exército Romano. Aos 12 anos, contrariando a vontade dos pais, tornou-se cristão. Entretanto, o pai contrapôs-se terminantemente a essa decisão do filho, alistando-o no Exército Romano. Aconteceu, nessa época, o famoso episódio da manta de guarda imperial: ao ver um mendigo tiritando de frio, corta ao meio a sua manta e oferece-lhe uma parte. À noite sonhou e viu Jesus envolto naquele pedaço de manta, dizendo: "Martinho, ainda não baptizado, deu-me este vestuário".

Abandonou, então, o Exército e fez-se baptizar por Santo Hilário de Poitiers. Entregou-se à vida de eremíta, fundando um mosteiro em Ligugé, França, onde vivia sob a orientação de Santo Hilário. Ordenado sacerdote, foi mais tarde aclamado bispo de Tours (371). Tornou-se um grande evangelizador da França, verdadeiramente pastor, fundando mosteiros, instruindo o clero, defendendo a causa dos oprimidos e deserdados deste mundo. Morreu no ano de 397.

1 comentário:

Anónimo disse...

Adoro castanhas e jeropiga. Gostava de participar, sobretudo pelo convívio que de certo não faltará.
Permitam-me que conte o caso dum amigo que há uns anos participou num magusto.
Ele é grande apreciador de jeropiga e dessa vez bebeu 5 litros e como não aprecia castanhas só comeu uma, depois de grande insistência dos presentes.
Caíu-lhe tão mal que vomitou tudo o que tinha ingerido!