quinta-feira, dezembro 20, 2007

Convívio da Associação de Caça e Pesca dos Forcalhos: Encerramento da época de caça

Aos Domingos, grupos de caçadores forasteiros deslocam-se até aos Forcalhos juntando-se aos caçadores forcalhenses, criando uma dinâmica diferente ao habitual na nossa aldeia. É vê-los logo de manhã cedo, desfrutarem dos nossos campos, caminhando de espingarda na mão, com os seus cães, à procura de caça. É muito frequente juntarem-se à hora de almoço, proporcionando convívios nos quais contam as suas proezas. O Encerramento da Caça foi pretexto para mais um convívio que testemunhamos neste espaço.


A Associação de Caça e Pesca da Reserva dos Forcalhos organizou um almoço, coincidindo com o encerramento da época de caça. Apesar da manhã não se ter revelada frutífera em matéria de caça, tal facto não impediu que houvesse boa disposição durante o almoço. Enchidos da Região ( chouriças e morcela), bom vinho, Borrego guisado ( preparado pelo Raúl) queijo da Serra e bolo rei constituiram a ementa. O Champanhe finalizou o almoço com um brinde à saúde de todos. Foram também convidados forcalhenses não caçadores ( estes só no prato!).


Em conversa informal, ficámos a saber que este ano, na Reserva de Caça dos Forcalhos mataram-se essencialmente lebres e perdizes, sendo escassa a existência de coelhos . A partir do dia 6 de Janeiro de 2008 devem começar as batidas à raposa.
No final, todos foram tomar café e digestivo no Café da Associação. Relatos de episódios de caça deram mote às conversas durante o convívio. Ainda houve quem fosse tentar a sorte de tarde antes do encerramento do período de caça de 2007.

Imagens de Caça
( algumas imagens extraídas do saudoso Blog Notícias dos Forcalhos )

Sem comentários: