quarta-feira, abril 09, 2008

Caminhada até à Sacaparte ( Alfaiates) no dia 4 de Maio

P´los Caminhos da Raia e da Fé

Está prevista uma caminhada agendada para o dia 4 de Maio ( Mês do Coração), de Forcalhos até à Sacaparte. ( Aproveitando o facto do 1º de Maio ser numa quinta-feira e a Festa da Santa Cruz se realizar no Sábado dia 3 de Maio, acreditamos que a data escolhida possa permitir a participação de um maior número de interessados na marcha.)
Inscrevam-se até ao dia 2 de Maio de 2008, na Associação e venham caminhar connosco .

Forcalhos


P´los caminhos da Raia...e da Fé

Sacaparte ( Alfaiates)


A organização do passeio é da responsabilidade da ARC dos Forcalhos


Ainda algumas pessoas se lembram das romarias até à Ermida da Sacaparte situada entre Alfaiates e Aldeia da Ponte, onde se realizavam anualmente grandiosos festejos em honra de Nossa Senhora da Póvoa, muito venerada pelos crentes das povoações limítrofes ( e de outras partes do país assim como de Espanha).Procure saber mais aqui
Muitos fiéis se deslocavam até lá para pedir à Santa a sua protecção e cumprir promessas feitas em momentos de maior aflição.Os ranchos das diferentes aldeias que acorriam a essas romarias ,( vindo pelos caminhos sempre a cantar), quando chegavam à Ermida da Sacaparte, desfilavam perante uma Comissão (um júri) que atribuía uma classificação para eleger os 3 melhores ranchos consoante a sua apresentação ( os cantares, a harmonia dos cantos, a animação, a elegância doas romeiros...)

Capa do Romance "Drama sob as Nuvens "de J. Martins

No Romance de José Martins ( Capitão Martins), "Drama sob as Nuvens" ( 1ª Edição em 1959), o autor dedica um capítulo inteiro onde descreve de forma pormenorizada o ambiente dessas romarias ( Capítulo XII - A Romaria de Nossa Senhora da Póvoa ).

Excertos da obra " Drama sob as Nuvens"
Aconselhamos vivamente a leitura dessa passagem ( e obviamente da obra integral), na qual, por coincidência, a Comissão atribui o primeiro lugar ao rancho de Forcalhos. ( O Romance passa-se em meados do SEC. XIX)
- Fotografia antiga de uma romaria até à Ermida de Nª Sª da Consolação ( há mais de 60 anos)
(Fotografia de Olívia do Cassiano onde ela aparece, ainda criança)
Aviso: Ainda se encontram à venda exemplares da 2ª Edição do livro " Drama sob as Nuvens" na Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos ( ou junto de qualquer membro da Direcção da ARCF). Recordamos que os livros foram oferecidos pelos familiares do autor e o dinheiro resultante da sua venda reverte à favor da ARCF.
fdmc/04/2007

1 comentário:

JoJosho disse...

Attention! See Please Here