quinta-feira, julho 02, 2009

Festa dos Santos Populares nos Forcalhos

No sábado 27 de Junho, mais uma vez se festejaram os Santos Populares, numa noite animada e divertida que começou logo pela manhã com corte do pinho para a boneca e a apanha de rosmaninho.
Mesa posta...lume aceso...braseiro ideal ...venha a sardinha!
Muitos compareceram na Festa preparada pelos mordomos Carlos Nunes e Maria Alves, Raúl Nunes e Maria João Peres com o apoio precioso dos amigos. O caldo de grão , a sardinha e pimentos não faltaram na ementa tradicional nesta quadra do ano.



Nem o acordeonista “ Paula” da Lageosa faltou ao encontro emprestando uns lamirés ao cenário da festa para os convivas dançarem. Em cima do mastro ( pinho alto) lá estava a boneca a testemunhar a alegre agitação festiva, a espera da hora de lhe “queimarem as cuecas”.






Noite Mágica

Assitência a postos / Distribuição de pipocas

No final do jantar, um mágico ambulante apareceu para apresentar um espectáculo de magia que deixou muitos boquiabertos. Principalmente as crianças que se encontravam em grande número. Parecia que a festa era especialmente para elas! Até alguns forcalhenses se ofereceram como assistentes do mágico.




Mordoma da capeia em apuros / assistência atenta
Momentos Mágicos...
Foi lançado o fogo de artifício que coloriu o céu estrelado, perante admiração e ovação dos foliões. Finalmente deitou-se o fogo ao pinho para queimar a boneca… alguns purificaram as sua almas ao saltarem a fogueira de rosmaninhos. Divinal cheiro a festa que se prolongou pela noite dentro…

Colorir o céu da noite...proezas do fogo de artifício
Fogueira de São João...cheirinho a rosmaninho...


Quim ,Raúl, Ismael e Carlos
Purificar a alma! Jovens e menos jovens...tudo a saltar!

Adérito a purificar-se
A festa que se já tornou em mais uma tradição da nossa terra foi sem dúvida bem sucedida e para o ano há mais…Já foram nomeados os mordomos para a festa dos Santos Populares 2010. São eles Ismael e Lucinda com Vitor Trincão e Aurora. Viva os Mordomos, Viva a Festa dos Santos Populares, Viva os Forcalhos!
fidmc/07/2009