quarta-feira, outubro 28, 2009

Forcalhenses pelo Mundo

Alguns sócios têm nos enviado algumas notícias relacionadas com Forcalhos e Forcalhenses referenciados na imprensa regional e/ou nacional. Colocamos aqui alguns links para facultar a leitura dos artigos.


1- Maria Ramajal Jorge lança o livro " Longa-Metragem"( sugestão de Lucinda Luís Manso)


( Foto do Jornal Cinco Quinas)
No passado dia 26 de Setembro, na Junta do Bonfim, no Porto, Maria Ramajal Jorge, poetiza forcalhense lançou livro “Longa-metragem”, apresentado pelo seu amigo, Dr. Manuel Leal Freire, Director do Jornal Cinco Quinas, que também escreveu o prefácio da obra da nossa conterrânea. in Jornal Cinco Quinas



2- Forcalhos e as Tradições ( sugestão de Fernando Lourenço- Latote-)

Documento histórico retratando jovens de Forcalhos:

( Foto retirada do Blog Capeia Arraiana - texto de João Aristides Duarte)

"A «equipa» dos Forcalhos no Cortejo de Oferendas, a favor do Hospital do Sabugal, apresenta-se com um grupo de jovens que transportam alabardas, tal como ainda hoje são usadas nas capeias e nos «passeios», em algumas aldeias da raia sabugalense."

Clicar aqui: Capeia Arraiana.wordpress



3 - Capeia Arraiana – Forcalhos – 1969
Documento filmado nos Forcalhos por uma equipa de antropólogos alemães em 1969 que poderá marcar pontos decisivos para uma candidatura da Capeia Arraiana a Património Intangível da Humanidade pela UNESCO. ( clicar aqui: Blog de Capeia Arraiana escrito por Kim Tomé Tutatux)


Imagens retiradas do vídeo produzido em 1969 ( a cores !)



fdmc/10/2009

4 comentários:

Anónimo disse...

Os Forcalhos levaram num carro puxado por vacas uma casa em madeira, muito perfeita, com portas e janelas. Teria cerca de metro e meio de lado e outro tanto de altura.
Lembro-me de ser garoto e ver essa casa, na altura adaptada a capoeira, debaixo de um cabanal (telheiro) na casa que hoje é do Ti João Teixeira (JOão Sebela)e de questionar meu pai sobre a origem de uma capoeira tão original e requintada. A resposta foi que tinha sido feita para participar num desfile entre freguesias no concelho de Sabugal.
Contactei o Manuel Teixeira, filho do ti João, que em 1947 tinha 5 anos e tem uma vaga ideia de ver a casa no carro que a transportou.
Questionou o pai dele sobre essa casa e confirmou que se tratou dum desfile em 1947, segundo ele, por alturas de Novembro ou Dezembro. Disse-lhe ainda que algumas freguesias não participaram devido a um nevão e não tem a certeza se por isso houve segundo o cortejo...
O ti João disse ainda que o carro das vacas que transportou a casa até ao Sabugal era do ti João "Pili" pai da Celeste do João "Chicato".
Quem seria(m) o(s) arquitecto(s) e construtores da casa?
Fernando Latote

Anónimo disse...

Muito bem. O Canal história estava lá.
É interessante saber estas pequenas curiosidades da nossa terra amada e das iniciativas do passado.
Aqueles que tiverem familiares mais idosos tentem saber mais detalhes, sobre os participantes que desfilaram, etc.
Ouvi falar muito no ti Bernardino tamborileiro. Será ele que aparece na foto do desfile?

carlos disse...

Eu Carlos Basilio estive dentro dessa casa e achei que estava muito engraçada, como nasci em 1943, não me recordo de muitos pormenores, tenho realmente uma vaga ideia, de que esta se encontrava em cima de um carro de bois(neste caso vacas).Mais tarde recordo-me também de brincar dentro da dita cuja (cazinha, situada no curral do ti João Sebela.

Anónimo disse...

rodovias edificado escalas respeitado predicativo seções principaes empresárial isabel diminuir