segunda-feira, dezembro 28, 2009

Jantar de Natal nos Forcalhos

No dia 18 de Dezembro, a Junta de Freguesia dos Forcalhos liderada por Ismael Carlos, organizou uma ceia de Natal que reuniu perto de mais de uma centena de forcalhenses no intuito de proporcionar-lhes uma noite de convívio nesta quadra divina.




A escola primária que outrora recebia a maior parte dos convivas num contexto educativo, abriu uma vez mais as suas portas para alguns momentos de descontracção, alegria e confraternização num ambiente caloroso contrariando as temperaturas negativas dessa noite.
O evento inédito teve o mérito de quebrar “o gelo” do isolamento que o mau tempo cria durante o Inverno. Juntaram-se essencialmente os habitantes de Forcalhos e conterrâneos amigos que tendo muitos deles os familiares por terras longínquas, acabaram por alguns instantes afastar a saudade no convívio nesta quadra natalícia considerada propícia para reunir a família.




Caldo verde, bacalhau com natas, doces, presépios, árvore de natal, muitas luzes foram alguns dos ingredientes de uma receita simples e sem segredos para quem preza as relações saudáveis entre amigos e conterrâneos. A moldura humana contagiou os presentes que ainda deram um pezinho de dança ao som de um organista do país vizinho, após a troca de prendas.

No final da noite, a Tânia cantou e encantou a assistência.
É sem dúvida de registar a importância do evento, na tentativa de reforçar laços numa comunidade também atingida de certa forma pelos tiques da vida moderna. No fundo, trata-se de inverter tendências de individualismo que a pouco e pouco tem vindo a substituir o espírito cooperativo que antigamente imperava na lavoura da terra no mundo rural.
Feliz Natal!
Imagens de Rui Monteiro ( Jornalista do Cinco Quinas)



Para ver mais: Cinco Quinas






fdmc/12/2009

Sem comentários: