quarta-feira, setembro 23, 2009

Actividades da ARCF na Festa de Agosto de 2009

A A.R.C.F. através da sua Direcção e de mais alguns Forcalhenses, desenvolveu as seguintes actividades:
- Realizou-se no dia 9 de Agosto (estava marcada para o dia 8 mas devido à grande tempestade que nos surpreendeu não foi possível concretizar o previsto), um Grande Evento, “A 2ª Caminhada Nocturna” designada por “Contrabando da Amizade”. A organização foi do Ayuntamiento de Casilhas de Flores, Junta de Freguesia da Lageosa e da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos com o apoio da Câmara Municipal do Sabugal.
- Organização de uma Exposição numa das salas da Escola, durante os dias da Festa. Esta exposição foi feita recorrendo aos meios da própria Associação (fotos dos Forcalhos e de Forcalheses, em suporte papel e digital, e ainda livros). Também a nossa conterrânea, Leonor expôs alguns quadros da sua autoria. Este evento foi depois enriquecido, e dinamizado, através da feitura e venda de pulseiras no local, inicialmente pelas jovens, Mariana neta do Eduardo Pinheiro e Inês mais Mariana netas da Irene Faustina, juntando-se-lhe mais tarde outras jovens como a neta da Olívia do Cassiano.
- Cobrança de quotas nos dias da Festa por alguns membros da Direcção.
- Realização de um Grande Pic-nic e Caminhada no Parque de Merendas da Ermida de Nª Senhora da Consolação, constituindo mais uma oportunidade de convívio.
- Realização de Grande Torneio de Sueca, no espaço adjacente ao Bar dos Mordomos, como vem acontecendo nos últimos anos.
- Aproveitando “o mexer nos livros” da Associação, a propósito da exposição, foi feita a Catalogação de todos os livros que ao longo dos tempos foram doados por diversos amigos dos Forcalhos. Devendo constituir um objectivo a curto prazo a possibilidade da sua exposição permanente e organizada, assim como requisição por os associados, na sede da ACRF.
- A ARCF disponibilizou nos dias da Festa mesas e cadeiras no espaço exterior ao edifício sede, proporcionando maior conforto ao convívio e jogos de cartas que tradicionalmente decorrem por aqueles sítios.

Pró ano com a ajuda de todos faremos mais e melhor se Deus quiser.

Saudações raianas.
Maria Olívia Teixeira

domingo, setembro 20, 2009

Festas dos Forcalhos I

FESTAS DOS FORCALHOS ( NOITE DA RONDA)

mordomos bem dispostos
Claudio Santos ( filho do Luís e da Ginda) partilha connosco algumas imagens num momento de "relax" da mordomia que bem o mereciam, tendo em conta o trabalho da gestão do bar durante vários dias. Já agora uma nota positiva para a ideia original do trabalho de recolha de cartazes das festas ( de há mais de 20 anos para cá) e colocação dos mesmos no bar em jeito de exposição. Nunca se tinha pensado nisso...
Temos que reconhecer que aqueles cartazes também acabam por constituir, de certa forma ,"documentos históricos" já que quem passava os olhos por eles tinha sempre uma história para contar, associando as caras ( fotos dos mordomos) com acontecimentos relacionados com esta ou aquela festa. Não nos esqueçamos que "as festas" são um evento, pretexto para a grande reunião/convívio/concentração anual da grande família forcalhense dando um sentido mais dinâmico e unificador à nossa comunidade espalhado por esse mundo fora. Não deixem morrer...a festa!



Quim e didier...a festa estava a correr bem...


continua no próximo post...
assim como o Claudio fez, enviem fotos e notícias...
fdmc/o9/2009