quarta-feira, abril 25, 2007

Acordeonistas encantam nos Forcalhos


Rodrigo e Cláudio

Nos Forcalhos, o serão de Sábado ( 21 de Abril de 2007) foi preenchido por melodias provenientes dos acordeões de Rodrigo ( de Lourinhã) e Cláudio ( de Castanheira de Pêra), dois jovens músicos que interpretaram de forma inigualável, diversos temas populares portugueses, numa das salas da “antiga” Escola Primária. A sessão também foi pedagógica, já que antes de cada tema, os músicos insistiam em explicar as técnicas utilizadas.

O público presente (várias dezenas de pessoas da terra e de aldeias vizinhas) ia trauteando as melodias mais conhecidas, algumas delas pertencentes à mocidade do passado. Podia adivinhar-se diversas reacções na audiência: expressões de cumplicidade, ao reconhecerem os temas tocados; expressões de espanto, perante as execuções rápidas e complexas no acordeão, e também perante a excelente coordenação (sintonia) entre os dois músicos; assim como expressões de apreciação e aprovação das competências dos artistas.


Claro que não podia deixar de haver quem quisesse dar um pezinho de dança reforçando ainda mais a imagem de que Forcalhos sempre foi um povo que gosta de dançar em momentos festivos (pode testemunhá-lo, o ambiente das nossas Festas em Agosto).
A pedido das pessoas presentes, foi homenageado Francisco Nobre, conterrâneo recentemente falecido, mais conhecido por Chico Graça, acordeonista que no passado, acompanhou momentos festivos na nossa Terra e Região ( assim como no estrangeiro) com o seu acordeão, como o poderá relembrar muita gente que conviveu com ele. Muitos recordaram também António Monteiro Lourenço, o Ti Carriço, a tocar harmónio desde a sua mocidade... com homens e mulheres a cantar o fado ao desafio.


Imagens extraídas do Jornal de Notícias dos Forcalhos nº 8 Julho 1987 e do Blog Notícias dos Forcalhos ( 27 de Junho de 2005)

Rodrigo e Cláudio encantaram a audiência proporcionando uma noite diferente, tendo-nos confessado, no final, que o público foi espectacular.

Sendo o evento da responsabilidade da Câmara Municipal do Sabugal ,com o apoio da Junta de Freguesia dos Forcalhos e da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos, resta-nos a desejar que iniciativas dessas sejam mais vezes organizadas.
(Quem tiver alguma foto de Francisco Nobre pode enviá-la para o seguinte ARCForcalhos@gmail.com)
FDMC/04/2007

2 comentários:

Anónimo disse...

Finalmente um pouco de animação fora do período das festas.Sabemos que a noite foi um sucesso... Já agora convém lembrar também que nos Forcalhos existem outros conterrâneos ( embora alguns não residindo na terra) que sabem tocar acordeão... tais como o Olivier do Ramos Pinheiro Carlos , o Augusto do Bernardino, o António Carlos Fernandes (Toninho) elemento da Junta de Freguesia dos Forcalhos...talvez haja mais que desconheço. Ass: Outro Forcalhense ( melómano!)

O Forcalhense disse...

Há ainda o Vicente Bárbara (do ti Abílio) que também sabe dedilhar o acordeão e animou algumas rondas com a malta...
Há o Raúl e o "Bilo" que também fazem frum frum com o dito instrumento...
É um prazer saber que tudo correu bem, para animação e agrado de todos.