sexta-feira, novembro 16, 2007

Magusto nos Forcalhos

" Quentes e boas"!

No fim de semana passado, o Magusto ( iniciativa da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos) invadiu os ares da nossa terra com cheiros a fumo, a castanha e a jeropiga, avisando os mais distraídos que nesse Domingo celebrava-se o São Martinho de forma tradicional.



O homem que deu a sua capa a quem tinha frio, não falhou o prometido: o tempo estava bom..Era mesmo Verão de São Martinho.
A partir das 15h30, as pessoas concentraram-se até ao local ( frente à sede da Associação) para comer umas castanhas e beber jeropiga . Caçadores da Reserva dos Forcalhos também se juntaram ao convívio… a boa disposição do grupo de homens animou o evento. Um deles ( de Viseu) que já caça há vários anos nos Forcalhos fazia anos. O ambiente era mesmo propício!




O Quim do Ílidio foi quem assou as castanhas com arte. 15 quilos de castanhas foram repartidas em 3 camadas de caruma previamente apanhada num pinhal. Bastou acender estrategicamente o lume à volta do monte de caruma e esperar que as castanhas assassem, mexendo o todo com um pau comprido. A seguir foi só apanhá-las e comê-las acompanhadas com um copo de jeropiga. Castanhas assadas, ai que bom que é!






O Zé- apoiou o evento e também ofereceu uma Bola de Carne confeccionada pela sua mulher, Isabel ( filha do falecido Alberto).












Claro que não faltaram momentos de boa disposição quando os convivas decidiram enfarruscar-se uns aos outros. Os mais novos deliraram com a brincadeira. Poucos saíram do local sem estarem enfarruscados.







Por cá, foi sem dúvida uma tarde original para quem aproveitou o evento, pretexto para um convívio saudável.

( No final, foi feito um peditório para a “ capa de São Martinho” que cobriu perfeitamente as despesas efectuadas para a realização do convívio. A ARCF agradece as contribuições dos convivas e também ao próprio São Martinho que, de certeza, abençoou o Magusto nos Forcalhos.)




fdmc/11/2007

2 comentários:

Anónimo disse...

O cheiro a fumo castanhas e jorpiga ja chegou ao mundo inteiro, por a net...
e fez crescer água na boca áqueles que estão longe como eu

Anónimo disse...

Mais uma boa iniciativa da ARCF. Parabéns ao organizador.