terça-feira, dezembro 18, 2007

Fogueira dos Forcalhos para aquecer o Menino Jesus

Fogueira pronta...no Largo da Fonte sob o olhar da Capela de São Brás

No sábado passado, dezenas de homens dos Forcalhos concentraram-se no Café da Associação à hora marcada para proceder ao corte e à recolha de madeira para a fogueira de Natal. Já organizados em vários grupos (a seguir aos cafés servidos pelo Zé-) , lá foram eles montados em carrinhas, pick-ups, tractores e a até de moto4, em direcção aos locais escolhidos para cortar a lenha... uns munidos com motosserras e outros com machados. Estava muito frio, mas depressa os homens aqueceram com o trabalho.





Alguns homens que participaram no corte da lenha: o Zé Maria, o Zé Zelo,o Leonel, o David da Lageosa, 0 João L. Alves, o Pedro,0 Aderito, o Beira , o Augusto, o Porfirio e o Antonio Zé.




No final da manhã, no habitual local do Largo da Fonte, o amontoado de madeira descarregado dos tractores dava forma ao corpo da futura fogueira que estava praticamente pronta. Todos quantos ajudaram, foram almoçar à casa do Zé Zelo ( avô do mordomo da capeia, José Teixeira) . Uma boa feijoada, confeccionada pelas famílias dos mordomos, esperava pelo rancho de homens. A excelente Milharada (tradicional da nossa Região) serviu de desfecho do almoço, oferecido pelos familares dos mordomos do Menino Jesus ( Zé e Leonel).



Durante o almoço, aproveitando a presença do neto do Capitão Martins e atendendo ao número de forcalhenses presentes, o Filipe Manso Carlos ( presidente da Direcção da Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos) anunciou a reedição da Obra " Dramas sob as nuvens", iniciativa dos familiares do autor. Sublinhou ainda a oferta de 200 livros feita à Associação pelos familiares do Capitão Martins, para vendê-los a sócios e amigos.

A seguir seguiu-se um pequeno discurso do neto do autor, José António que recebeu no final uma grande ovação sentida. O preço da obra ficou fixado em 7.50€, encontrando-se disponível na Associação. ( o dinheiro das vendas reverte a favor dos cofres da Associação).

No final do repasto, todos se dirigiram até ao local da fogueira para os últimos " retoques".

Fim de tarde de Sábado nos Forcalhos...mais uma vez se cumpriu a tradição.

fdmc/12/2007

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu