quarta-feira, dezembro 12, 2007

Reedição da obra "Drama sob as Nuvens" do Capitão José Martins

José António Alves Martins Agostinho, neto do Capitão José Martins e familiares tornam realidade uma reedição do Romance Drama sob as Nuvens , sobejamente conhecido pelos Forcalhenses. Estará à disposição dos interessados na Associação Recreativa e Cultural dos Forcalhos.



Transcrevemos um artigo escito pelo neto do autor que assinala a reedição do livro:

Foi reeditado o livro ‘Drama sob as Nuvens’ do Capitão José Martins que, sob a capa de romance, aborda os usos e tradições dos Forcalhos e da sua região, num tempo não muito distante do actual. Para uma melhor descrição dessas tradições, o autor efectuou uma pesquisa e recolha de testemunhos junto a várias personalidades de diferentes aldeias. Numa altura em que se discute a evolução do Português, pareceu ainda mais importante manter as formas e termos tradicionais e regionais da linguagem então utilizada. Neste sentido, a reedição fiel ao original é uma forma de passar essa informação. Contudo, ficou um leve sabor a pouco … talvez um pequeno glossário de alguns termos já menos ouvidos pudesse ter sido anexado. Mas esta falta foi propositada: assim podemos perguntar aos mais velhos o que significam, e promover aquilo que o autor mais valorizava – o são relacionamento humano e o amor à sua Terra. O livro está disponível na Associação .
José António Martins

2 comentários:

Anónimo disse...

Há já algum tempo que eu procurava este livro que já se encontrava esgotado. Parabéns a quem teve essa iniciativa. Trata-se pois de mais um registo da história colectiva dos Forcalhos e da sua região. Ass: Outro forcalhense

Anónimo disse...

Bela iniciativa esta. Bem haja a família do saudoso capitão José Martins pelo carinho que assim demonstra pelos Forcalhos.