quarta-feira, maio 30, 2007

1ª Caminhada a pé nos Forcalhos

No domingo passado, fomos los Caminhos da Raia.
Saímos do Largo da Associação por volta das 9h00. No dia anterior tinha estado a chover (como sempre) quase todo o dia...mas nessa manhã foi um céu azul e um sol radiante que nos acolheram, para num ápice, vestirem-se de cinzento... mesmo para provocar, porque o previsível não aconteceu.




O sinal de partida acabou por entusiamar os aventureiros, coincidindo com o reaparecimento do Sol que se tinha escondido. Um bom presságio...
O tempo aquecia quando a Carrinha de Apoio recolheu ao longo do caminho umas poucas camisolas que incomodavam...

( Chegada à Raia. Fornito/Genestosa...a correr!)





A primeira etapa pelo caminho até ao Fornito,terminou com uma paragem na fronteira, na Genestosa, onde os caminhantes puderam recuperar o fôlego e repôr alguma energia.







( apoio logístico)



Recobradas as forças, seguiu-se finalmente caminho, passando pela Quinta do "Legário", em direcção aos Barrocos das Andorinhas ( parte espanhola), até à Capela de Nossa Senhora da Consolação, onde tínhamos o almoço marcado, mais precisamente no Parque de Merendas.












Perto da Quinta do Legário


Barrocos das Andorinhas . choço




O Pinto Moreira, um participante amigo oriundo de uma vila da Serra da Estrela ( Manteigas), registou no seu GPS o percurso feito, onde ainda se podia ler que os caminheiros tinham percorrido uma distância de 11,300Km em 2 horas e meia ! Desde os nossos parabéns aos participantes que fizeram provas de boa forma física.




No Parque de Merendas, aguardava ,pacientemente, o 2º grupo de caminheiros veteranos que não tendo feito o percurso pelo Fornito, deslocaram-se do povo a até à Capela de N.ª S.ra da Consolação ( tendo saído do Largo da Associação por volta das 10h00).



No parque de Merendas












No final, os elementos da Direcção entregaram medalhas aos presentes de forma a premiar a sua participação e marcar este dia que também promoveu o exercício físico .














Estava previsto uma série de jogos para entreter os convivas durante o resto da tarde na Ermida mas o tempo acabou por acelerar o desfecho do convívio e quase todos acabaram por regressar ao povo . Quase todos porque, um grupo de mulheres forcalhenses encontrava-se abrigadas nas traseiras da capela a jogar a sueca, indiferentes à brisa fresca.



Não queremos deixar de agradecer aos nossos familiares e amigos que nos apoiaram e ajudaram tanto na elaboração do itinerário como na preparação do piquenique. Sem eles a Jornada não teria tido o sucesso que teve.
Pela nossa parte julgamos que se trata de uma experiência positiva a repetir . É por isso que já em Agosto, decorrerá a 2ª caminhada P´los Caminhos da Raia.


fdmc/06/2007