sexta-feira, janeiro 04, 2008

Passagem de Ano na Raia

Para quem optou por despedir-se do ano velho por Terras da Raia, opções havia muitas... sedes de associações, restaurantes, bares, discotecas... e praça de touros ( a tradição já não é o que era ...!)

Por cá ( Forcalhos ) o Zé- tinha umas garrafas de Champanhe para quem quisesse brindar a Passagem para o Ano Novo no Café da Associação...

Meia -noite...alguns tiros ecoaram no nosso vale, assinalando a Passagem do Ano Novo... outros havia que batiam em latas e tachos para espantar o ano velho... até um fogo de artifício foi avistado ( perto do cruzamento Caminho do Fornito e Estrada para a Lageosa), não tão espetacular como os das Festas do Verão, mas impressionante pela surpresa do seu lançamento e pela sua modesta beleza. ( À hora actual desconhece-se ainda o responsável do Fogo de Artifício).

Ao longe, vindo de algumas casas ouviam-se as " interterjeições" ( exclamações) do costume, para estas ocasiões: Oooohhhhh!... Aaaaaaahhhh!... Iiiiiiiiihhhhhh!...
Estava muito frio...mas a noite prometia...mesmo assim fomos dar uma volta por aí ( Lageosa e Aldeia Velha) e registámos algumas imagens das primeiras horas do 1º dia do Ano 2008.



Fogo de artifício nos Forcalhos

Na Lageosa, música, dança,Karaoke e muito divertimento até de madrugada no Café da Associação dos Caçadores ( ambiente familiar).


Em Aldeia Velha...muita música para muita gente... ambiente espectacular!
Malta de Aldeia Velha
Concentração na praça devidamente tapada...
O ambiente estava mais do que quente...mas a fogueira no meio da praça emprestava um ar místico à Festa
Finalmente, 5 da manhã... o gado bravo faz a sua primeira aparição...
Último grito da moda arraiana: Salva-vidas em puro tecido ( mais flexíveis e laváveis...)

Apesar de não termos imagens do 1º encerro do ano de 2008, aqui estão algumas da 1ª Capeia que também teve lugar na Aldeia Velha. O gado pertencia ao Romeu de Aldeia Velha.


O Nuno ( filho do Américo e da Arminda) está à galha esquerda

Muita gente apareceu para não perder a 1ª Capeia do Ano que também contou com a participação "recortadores nacionais e espanhóis" ( ver aqui)
Um início de ano diferente e divertido...
Com estas imagens, só nos resta desejar a todos um Bom Ano Novo

3 comentários:

Anónimo disse...

O fogo de artifício foi também para mim uma agradável surpresa que contribuiu muito para dar um ar de festa à nossa aldeia na noite da passagem de ano.Obrigada ao responsável por esta iniciativa.
Saudações forcalhenses!
Sílvia Carlos

Anónimo disse...

merci à vous de nous permettre de vivre à travers vos photos et vos écrits le passage de la nouvelle année dans notre cher pays....
Bonne année 2008 à vous tous !!!
amitiés
ilda

Anónimo disse...

Ena! Grande noite de passagem de ano!... Com tantas paragens pelas diversas "capelinhas" da raia só me questiono se a malta ainda conseguiu ver "a ponta do corno" da designada vaca da discoteca, às cinco da manhã, em Aldeia velha! Hi hi hi...
SIMC