quarta-feira, março 19, 2008

Páscoa na Raia

Nesta quadra, muitos são aqueles que se dirigem à sua terra natal para passar a Páscoa em família e reencontrar os amigos. Deixamos aqui algumas sugestões para desfrutarem da melhor forma possível alguns dias de "retiro raiano".Programas dos mais religiosos aos mais profanos: missas, representações teatrais, gastronomia, feira, música, baile, e obviamente, capeias.

Representação da Paixão de Cristo em Aldeia Velha

No próximo dia 22 de Março, pelas 20h30, em Aldeia Velha haverá a representação ao vivo da Paixão de Cristo. O evento, que começa a ser tradição promete, para este quarto ano consecutivo, mais novidades. Prosseguem nos dias seguintes as Festividades de Nossa Senhora dos Prazeres em Aldeia Velha.



Desejamos a todos uma SANTA PÁSCOA, com Saúde, Paz e Alegria.




Aproveitamos ainda para deixar uma informação bastante curiosa enviada pelo nosso associado Fernando Lourenço sobre a comemoração da época pascal:


Porque é que a Páscoa calha tão cedo este ano?

A Páscoa é sempre o primeiro Domingo depois da primeira lua cheia, depois do equinócio da Primavera (21 de Março). Esta data da Páscoa baseia-se no calendário lunar que o povo hebreu usava para identificar a Páscoa judaica, razão pela qual a Páscoa é uma festa móvel no calendário romano.
Este ano a Páscoa acontece mais cedo do que qualquer um de nós irá ver alguma vez na sua vida! E só os mais velhos da nossa população viram alguma vez uma Páscoa tão cedo (mais velhos do que 95 anos!).
1) A próxima vez que a Páscoa vai ser tão cedo como este ano (23 de Março) será no ano 2228 (daqui a 220 anos). A última vez que a Páscoa foi assim cedo foi em 1913.
2) Na próxima vez que a Páscoa for um dia mais cedo, 22 de Março, será no ano 2285 (daqui a 277 anos). A última vez que foi em 22 de Março foi em 1818.

Ninguém que esteja vivo hoje, viu ou irá ver uma Páscoa mais cedo do que a deste ano!
fdmc/03/2008