segunda-feira, junho 30, 2008

Festa de São Pedro nos Forcalhos


Noite de São Pedro nos Forcalhos

Uma vez mais, dezenas de pessoas se juntaram no Largo da Associação para conviver e venerar São Pedro, no Sábado 28 de junho de 2008. Uma noite espectacular envolveu os convivas num frenesim habitual em ambiente de festa,nesta quadra dos Santos Populares cujos mordomos eram o David do Ismael e o Quim do Ilídio. Uma mesa comprida, fogareiros, sardinha assada( muito boa), caldo verde( confecção sob a responsabilidade de Lucinda e de Maria João), carne assada, pimentos, vinho, pão…e boa gente …estava tudo a postos!
Uma festa singela …à nossa moda…

A boneca ,erguida no alto do tradicional pinho, contemplava com um olhar divertido os vaivém da malta: ora para ir buscar uma sardinha, ora para buscar pão, ou ainda para conversar com um amigo ou familiar…

A música não faltou



Os preparativos começaram na véspera: encomendar a sardinha e a carne, comprar o vinho, escolher e cortar um pinho, apanhar rosmaninhos e giestas...


…e no dia da festa: fazer a boneca de trapos ( este ano feita pela Lucinda do Ismael), enfeitar e montar o pinho, preparar o caldo verde... tarefas que resultaram num convívio de sucesso.

Os mais pequenos aguardavam pelo momento mais alto da Festa :
saltar a fogueira

Não faltou quem quisesse saltar a fogueira purificando-se com a essência do rosmaninho. Começaram as crianças a saltar seguindo-lhes os "passos"( e saltos) mulheres e homens.
Carlos e Raul novos mordomos da Festa dos Santos Populares em 2009
(Fotos dos Arquivos da ARCF)

A nomeação dos novos mordomos, Raul ( do Ilídio) e Carlos ( do Ti Estebo) foi aplaudida por todos, estando assegurada a Festa dos Santos Populares no próximo ano 2009, que se está a tornar numa tradição a não perder.


… e a festa prolongou-se pela noite dentro.
Imagens do Quim e do Filipe
fdmc/07/2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Adorei a boneca de trapos!Estava giraça... Esta festa é mais um daqueles muitos eventos que lamento sempre perder.
Saudações forcalhenses!
SIMC