sexta-feira, dezembro 05, 2008

Arte Forcalhense : Esculturas de José Vaz Martins


Numa das muitas noites animadas nos Forcalhos durante o mês de Agosto, em conversa informal com José Vaz Martins, o nosso conterrâneo forcalhense e sócio da ARCF, residente em França, confessou-nos que uma das suas paixões era a Escultura que já praticava há já algum tempo. Desafiamo-lo a dar a conhecer alguns dos seus trabalhos: cumpriu a promessa de nos revelar algumas das suas obras, enviando-nos algumas fotografias de esculturas realizadas por ele.

Aproveitámos para fazer uma pequena entrevista ( via Internet) que originou o artigo que se segue sobre o escultor forcalhense:

José Vaz Martins dedica-se à escultura desde o inicio do mês de Novembro de 1988. Foi durante a sua infância que começou a revelar prazer e interesse em desenhar, mas só na fase adulta é que decidiu frequentar durante 3 meses um curso de desenho. Mas no fundo sentia-se insatisfeito... procurava algo diferente. Então, experimentou a pintura durante 3 ou 4 anos, na Escola Superior das Artes Aplicadas ao Téxtil de Roubaix).

Mas a sua sede insáciavel de criatividade e de realização pessoal, levaram-no a descobrir/sentir na pintura algumas limitações para alcançar os seus ideais: o facto de só retratar natureza morta e raramente paisagens; a própria impaciência ( e não preguiça como ele refere) que sentia no processo de preparação para os trabalhos de pintura ( preparar cores, escolher pincéis, telas...) José reconhece que procurava algo mais directo, mais espontaneo. Decidiu então pôr termo à sua experiência nas artes plásticas e jejuou por completo, pelo menos durante 7 anos porque não encontrava o que procurava, isto é , uma forma de manifestar o seu poder criativo interno.



A vontade de recomeçar ressuscitou após uma visita pelos cursos de pintura moderna no Museu Moderno de Villeneuve d'Ascq que não gostou, por considerar o ambiente frio. Dali, regressou à Escola Superior de Artes Aplicadas ao Téxtil em Roubaix, com a vontade bem presente de fazer algo com as mãos. Aí, encontrou um escultor famoso, Armand DEBEVE (Aparece nas fotografias com um cache-col cor de rosa). O artista francês realizou várias obras no Norte de França. José Martins confessa-nos que no início da frequência do Curso de Escultura esteve para desistir porque o escultor Armand era muito exigente (ter-lhe-á revelado mais tarde, que era a sua maneira de seleccionar os que realmente tinham paixão para a arte). Entretanto já passaram 20 anos...

José Martins nunca participou em nenhuma exposição por que considera que não tem realizações pessoais suficientes para expor. A falta de tempo e de espaço para criar algo pessoal são factores que ele também considera impeditivos para a concretização de projectos mais ambiciosos. As suas obras são essencialmente trabalhos de ateliê.

José Martins revela-nos que, por natureza, tenta fugir às influências dos grandes mestres da escultura mas reconhece que as suas maiores referências saõ Miguel Ângelo e Rodin, cujas obras primas expressam com maior força presença, movimento, sentimentos, emoções entre outros tipos de sensações. São obras que josé Martins gosta de revisitar quando pode.

Obras de Escultores famosos que são referências para José Vaz Martins

O Pensador de Rodin e Pietá de Miguel Ângelo


A ideia de José é de ,através da sua obra, tentar expressar alguma presença, movimento ou alguma emoção...mas acima de tudo ,garante-nos humildemente ,que o que mais lhe interessa - o que está em primeiro lugar- é a sua própria motivação e o prazer que sente em tentar fazer escultura.

Esta sua paixão está articulada com uma actividade profissional diversificada, tendo já sido contabilista e sendo actualmente gestor social e gestor do património imobliliário da empresa onde trabalha. Números, Cifrões e arte...Contrastes da vida?


Só nos resta a desejar ao Zé que continue com esse poder criativo e que tenha sucesso na Escultura ( quem sabe, ele nos possa proporcionar uma exposição nos Forcalhos?)


fdmc/12/2008

1 comentário:

Anónimo disse...

Trés bien José. Muitos parabéns....
Desconhecia esta faceta tua.
Continua a surpreender-nos.
Um abraço
Fernando Latote