quarta-feira, maio 30, 2007

1ª Caminhada a pé nos Forcalhos

No domingo passado, fomos los Caminhos da Raia.
Saímos do Largo da Associação por volta das 9h00. No dia anterior tinha estado a chover (como sempre) quase todo o dia...mas nessa manhã foi um céu azul e um sol radiante que nos acolheram, para num ápice, vestirem-se de cinzento... mesmo para provocar, porque o previsível não aconteceu.




O sinal de partida acabou por entusiamar os aventureiros, coincidindo com o reaparecimento do Sol que se tinha escondido. Um bom presságio...
O tempo aquecia quando a Carrinha de Apoio recolheu ao longo do caminho umas poucas camisolas que incomodavam...

( Chegada à Raia. Fornito/Genestosa...a correr!)





A primeira etapa pelo caminho até ao Fornito,terminou com uma paragem na fronteira, na Genestosa, onde os caminhantes puderam recuperar o fôlego e repôr alguma energia.







( apoio logístico)



Recobradas as forças, seguiu-se finalmente caminho, passando pela Quinta do "Legário", em direcção aos Barrocos das Andorinhas ( parte espanhola), até à Capela de Nossa Senhora da Consolação, onde tínhamos o almoço marcado, mais precisamente no Parque de Merendas.












Perto da Quinta do Legário


Barrocos das Andorinhas . choço




O Pinto Moreira, um participante amigo oriundo de uma vila da Serra da Estrela ( Manteigas), registou no seu GPS o percurso feito, onde ainda se podia ler que os caminheiros tinham percorrido uma distância de 11,300Km em 2 horas e meia ! Desde os nossos parabéns aos participantes que fizeram provas de boa forma física.




No Parque de Merendas, aguardava ,pacientemente, o 2º grupo de caminheiros veteranos que não tendo feito o percurso pelo Fornito, deslocaram-se do povo a até à Capela de N.ª S.ra da Consolação ( tendo saído do Largo da Associação por volta das 10h00).



No parque de Merendas












No final, os elementos da Direcção entregaram medalhas aos presentes de forma a premiar a sua participação e marcar este dia que também promoveu o exercício físico .














Estava previsto uma série de jogos para entreter os convivas durante o resto da tarde na Ermida mas o tempo acabou por acelerar o desfecho do convívio e quase todos acabaram por regressar ao povo . Quase todos porque, um grupo de mulheres forcalhenses encontrava-se abrigadas nas traseiras da capela a jogar a sueca, indiferentes à brisa fresca.



Não queremos deixar de agradecer aos nossos familiares e amigos que nos apoiaram e ajudaram tanto na elaboração do itinerário como na preparação do piquenique. Sem eles a Jornada não teria tido o sucesso que teve.
Pela nossa parte julgamos que se trata de uma experiência positiva a repetir . É por isso que já em Agosto, decorrerá a 2ª caminhada P´los Caminhos da Raia.


fdmc/06/2007

3 comentários:

O Forcalhense disse...

Muito bem. Belas fotos (mais uma vez). A aderência foi grande (até um "morto" participou e o convivio não faltou.
S. Pedro cooperou, tal como alguém tinha prenunciado, não querendo de todo estragar a festa!
Sem dúvida uma iniciativa a repetir.
Um abraço a todos

Anónimo disse...

Foi com um enorme sorriso que eu pude apreciar esta bonita "reportagem" do passeio e, confesso, com alguma inveja por não ter sido possível a minha participação. Mas como se costuma dizer "há mais dias do que chouriças" e novas oportunidades não irão faltar de certeza.Estavam todos com um ar bem disposto. Muitos parabéns pela iniciativa!
Saudações forcalhenses.
Sílvia Carlos

Anónimo disse...

Foi sem dúvida um dia bem passado nos Forcalhos. Percorremos recantos naturais (de Portugal e Espanha) em busca da tranquilidade e autenticidade da vida no campo, em perfeita comunhão com a natureza. Longe do rebuliço das cidades,com o sol a convidar a passeios e piqueniques, não são precisos mais pretextos para aderir a estas iniciativas.
Parabéns aos caminheiros que percorreram todo o percurso sem dar mostras de cansaço.

MJSCC