terça-feira, junho 26, 2007

Festa de São João nos Forcalhos

Caldo verde, sardinha assada, carne grelhada, vinho, saladas, bolos...pinho, boneca, rosmaninho, fogueira, música, boa disposição... foram os ingredientes de uma receita para mais um excelente convívio que, de há uns anos para cá ,tem vindo a ser realizado por amigos forcalhenses na nossa terra.

Ao som dos acordeonistas, Ti Vicente e Manuel da Lageosa, o pinho envolto de rosmaninho ia ardendo ( teimosamente...) até queimar a grande boneca de trapos, para a alegria dos presentes que já se entretinham saltando por cima da fogueira de rosmaninho.

Nem os cantadores da desgarrada faltaram: O Zé Ramos, o Adérito Manso e o Fernando Lourenço (Latote) cantaram ao desafio, acompanhados pelos acordeonistas de serviço. São João foi verdadeiramente a fonte de inspiração.


As crianças protagonizaram os saltos à fogueira, criando situações hilariantes...

Crianças, jovens e menos jovens saltaram vezes sem conta, por cima das labaredas aromatizantes e purificadoras, sob os aplausos dos que observavam e comentavam alguns saltos mais arriscados .Foram sem dúvida os momentos mais animados da festa.

Mais de meia dúzia de pessoas se empenharam nos preparativos, nesta quadra dos Santos Populares, arriscando-se a reavivar a fogueira de uma antiga tradição:
...o Adérito Manso e o Nuno, filho do Américo, prepararam o pinho e o material para assar as sardinhas e a carne; a Arminda cozinhou o caldo verde que estava um primor; o Raúl trouxe as sardinhas e preparou com a Katia, como mais ninguém sabe, uma salada com pimentos assados; a boneca de trapos foi tomando forma nas mãos da mãe do Zé-Tó ( o marido da Isabel) e de algumas amigas da Lageosa que também confeccionaram uma salada de atum; o Tó da Maria e o Adérito foram incansáveis à volta do braseiro... não querendo prolongar a lista dos que ajudaram a concretizar este evento, resta mesmo desejar que se mantenha esta tradição!

Nota: Já sabemos que, em princípio, para o ano há mais: espontâneamente, no decurso de conversas e comentários sobre o convívio, surgiu a ideia de serem nomeados mordomos para o ano seguinte. São eles, o Quim do Ilídio e o David do Ismael. Parabéns aos novos mordomos e que a festa continue!

Fotografias: Lucinda Luís Manso, Maria João Calado Carlos e Armindo
fdmc/o6/2007

2 comentários:

O Forcalhense disse...

Foi um salutar convivio entre amigos. Os organizadores (eles e elas) não se esqueçeram de nada e estava tudo 5 estrelas.
Para mim foi um enorme prazer reviver esta tradição entre amigos.

Anónimo disse...

Quem me dera poder estar ai neste e noutros encontros nos Forcalhos, mas a vida não o permite, muita sorte teem aqueles que podem
Beijinhos e abraços forcalhenses