quarta-feira, setembro 19, 2007

ACTIV A MENTE NOS FORCALHOS

SARAU CULTURAL E EXPOSIÇÃO SOBRE FORCALHOS


Se não fosse a roda, o que seria hoje a civilização humana?





Embora já encerrada por ordem das autoridades do Ministério da Educação, a antiga Escola Primária de Forcalhos foi palco e protagonista de diferentes eventos culturais, onde centenas de Forcalhenses e amigos puderam visitar os diferentes espaços disponíveis:
Quadros de Manuel Peres / Miniaturas de Fernando Lourenço e Manuel Peres



- Alfaias agrícolas do passado
- Antiguidades - Bonecas e suas indumentarias feitas à mão
- Quadros diversos alusivos à nossa região ( aguarelas, desenhos pintados a carvão, e outras técnicas …)
- Miniaturas artesanais
- Projecção de imagens alusivas aos Forcalhos
- Painéis de fotografias do 1º Concurso de Fotografias “ Forcalhos, perto dos olhos…”

Procissão nos Forcalhos...há mais de 60 anos


Jugo / albarda

Gadanha e caçapo ( corno que serve de estojo para uma lima de afiar a folha da gadanha)


Gadanha; martelo para compor a folha da gadanha; foice; ancinho...

Forquilha ( terá sido a origem da palavra e do engenho Forcão?); pás para o centeio
Alqueire ( unidade de medida); maguale;ancinho; criva ; cunhas antigas
Forquilha; garrancho; correntes para pendurar os antigos tachos de ferro;criva


"Recordar Forcalhos… Despertar para o Futuro? " foi o tema sugerido pela Direcção da ARCF ao Dr. Carlos Jorge - devidamente documentado e com trabalhos de pesquisa à vista - para desenvolver durante o Sarau Cultural, programado para o dia 17 de Agosto, numa das salas da Escola Primária.




A assistência teve oportunidade de aprofundar conhecimentos quanto aos primórdios da nossa aldeia ( Forcalhos anterior á data de 1263?), a origem da palavra Forcalhos, a polémica dos limites do nosso território, identificação de alguns achados arqueológicos ( entre outros, sepulturas antropomórficas que muitos desconhecem existir na nossa terra),Horcajos, provável "homólogo semântico" em Terras espanholas- Já que em Portugal não existe nenhum outro Forcalhos....Mas muitos mais assuntos não chegaram a ser abordados devido à escassez de tempo. Uma apresentação em Power Point ( com retroprojector) apoiou e ilustrou as explicações e teses de Carlos Jorge de cuja fluidez das palavras e das elucidações transbordavam entusiasmo e paixão, para além do perfeito domínio dos conhecimentos por ele transmitidos, acerca da terra que o viu nascer. Foi deveras um serão cultural instrutivo.


Roca, fuso e sedeiro
Utensílios para a barba; talha; chambaril; tesoura de tosquiar...


Lamparina de azeite

Moldes para fazer sapatos e bater solas ( com mais de 100 anos!)

Engenhos para caça e pesca: armadilha para pássaros e galrito


Lamentamos o facto de não ter sido possível por falta de tempo a concretização da sessão de declamação de poesias da escritora poetiza forcalhense, Maria Ramajal Jorge, que tinha sido convidada para finalizar o evento cultural que iniciou já muito tarde. Mas a sua participação na exposição colectiva, permitiu que muitos tomassem conhecimento das suas obras expostas e conversar com ela sobre os seus livros e a sua colecção de bonecas que tem preservado ao longo dos anos ( faceta da escritora que muitos desconheciam).


(duas obras da autora )

Curiosa cadeira: genuflexório/ cadeira pequena

banco tradicional


Utênsilio para enxofrar ( enxofradeira?)



Utênsilios para carpintaria


( chave para a felicidade?)





Quadro em Gesso



Quadros de Manuel Peres ( Pintor Forcalhense)

















Quadros alusivos à Cidade do Sabugal ( cedidos pela ADES : Projecto: "Pintar Sabugal")






Por nossa parte, julgamos que a actividade foi positiva. O espaço criado na antiga Escola Primária constituiu um ponto de encontro e de reencontro para muitos, promovendo o diálogo, o convívio e trocas de experiências.

A Direcção da ARCF quer agradecer a todos quantos contribuíram para a exposição. Muitos se ofereceram e mostraram verdadeiro interesse em enriquecer o local com ideias, objectos, quadros e fotografias alusivos à nossa terra. Nem todos os pedidos de colaboração foram satisfeitos, mas acreditamos que, numa próxima oportunidade, tentaremos fazer uma melhor gestão de sugestões e propostas que nos foram apresentadas.


FDMC/O9/2007

3 comentários:

O Forcalhense disse...

De ideias simples nascem coisas geniais... um verdadeiro ovo de Colombo esta imiciativa da ARCF.
Isto prova que há muito património e muitas relíquias a divulgar, mas acima de tudo preservar, para enriquecemento de todos.
Prova também que os Forcalhenses têm talento, somos unidos e aderimos a todas as iniciativas em prol da nossa terra, simplesmente porque a amamos...
Um abraço a todos

Anónimo disse...

Parabéns.

Anónimo disse...

j'ai eu le plaisir d'aller visiter votre exposition et vraiment j'ai trouv� cela g�nial de pouvoir voir et montrer � nos enfants, tous ces outils et autres accessoires dont se sont certainement servis nos parents et qui ont �t� oubli�s...
Merci pour cet agr�able moment.
Ilda