terça-feira, julho 31, 2007

Cavaleiros Arraianos na Cidade mais alta de Portugal

No Sábado, dia 28 de Julho, em vésperas de Capeias, Cavaleiros da nossa região juntaram-se para mais um passeio pelas ruas da Cidade da Guarda e do Barracão .




A Guarda serviu de pano de fundo para a concentração dos cavaleiros que iniciaram o passeio a partir do Barracão


Forcalhenses também marcaram presença


Tratou-se de um iniciativa da comissão das festas do Barracão em conjunto com a Câmara Municipal da Guarda, (que incluiu a actividade no seu programa Festas na Cidade). As duas entidades deram o mote reunindo dezenas de amantes de cavalos e de carros antigos, formando um cortejo invulgar desde o Barracão até à cidade mais alta de Portugal.


Convém salientar o fantástico trabalho e o empenho dos elementos da organização da actividade que decorreu com êxito e agradou visivelmente a todos os participantes.
Cavalos e Carros antigos , numa “ competição saudável”, relembrando outros tempos, despertaram a atenção das centenas de transeuntes admirados, talvez mais pela teimosia da sua existência ( sobrevivência?).


Só faltava o Al Capone e sus muchachos!
Embora não sendo já meios de transporte predilectos na era moderna, constituem no entanto uma paixão e um passatempo de muitos, numa sociedade cada vez mais virada para a Alta Tecnologia.

Paragem obrigatória para repôr energias Alguns deram os primeiros passos

É de salutar esse género de iniciativas que agregam pessoas com sentimentos e gostos semelhantes, proporcionando o convívio e a troca de experiências inspirando, quiçá, os aficionados à abertura de novos horizontes.

elementos da organização


Forcalhense omnipresente
Engarrafamento ou encavalamento?
A realização do Passeio dos Cavaleiros Arraianos coincidiu casualmente com a divulgação da notícia no semanário Interior, sobre a inauguração do Centro de Hipoterapia e Equitação Especial da CERCIG (Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados da Guarda). Trata-se de um equipamento que vai contribuir para a reabilitação de crianças e jovens com deficiência através da prática de equitação.


Passagem por ponte,túnel e "subidas radicais"

Houve quem não tivesse trazido o cavalo... mas aproveitou a boleia!
Outra boa notícia: o picadeiro da CERCIG que deverá ser inaugurado em Setembro deste ano, irá também abrir o espaço à comunidade. Uma excelente iniciativa para quem pretende experimentar a arte equestre.
fdmc/o7/2007

quarta-feira, julho 18, 2007

SARAU CULTURAL E EXPOSIÇÃO SOBRE FORCALHOS

Está programado para o dia 17 de Agosto um Sarau Cultural " Recordar Forcalhos...despertar para o futuro" e uma Exposição Colectica sobre Forcalhos (a partir da mesma data).
.
( Consulte o cartaz promocional)
.

terça-feira, julho 17, 2007

Passeio transfronteiriço a cavalo: Caminhos dos Contrabandistas e Cañada Real Extremeña

Forcalhenses juntaram-se para mais um passeio a cavalo no Domingo 15 de Julho de 2007. Os cavaleiros concentraram-se logo pela manhã junto ao Café da Associação.




O Toninho: amante e negociante de cavalos apreciando os quadrúpedes
Destino do percurso: La Chopera.


Trata-se de uma área de recreio muito agradável, junto ao rio Águeda em Espanha, entre Casilhas de Flores e Payo, onde foi servida uma Feijoada à Brasileira, confeccionada por Lucinda Manso, já que desta vez, cabia ao marido, Ismael Carlos, a organização do convívio e do passeio.

O itinerário contava com paisagens espectaculares , de uma riqueza ecológica ímpar. Convém referir que no território espanhol, os caminhos estão devidamente classificados e assinalados, com a presença de mapas/roteiros colocados em acessos estratégicos:


Ruta de los Contrabandistas, Ruta Cañada Real Extremeña ( antiga Cañada Real da Extremadura), Ruta de las Fortificaciones…


Os aventureiros seguiram os dois caminhos paralelos que chegavam a confundir-se, devido a alguma densa vegetação selvagem. Contudo, a Cañada Real é perfeitamente perceptível no terreno, apresentando claramente aspectos de uma actividade que foi abandonada por consequência da evolução dos meios de transporte.


Do lado direito do caminho: a Cañada Real da Extremadura

Ponte sobre o rio Águeda

Recordamos aqui que uma Cañada é uma via pecuária destinada ao gado transumante ( rebanhos de ovelhas e de cabras assim como manadas de vacas) que desempenhava um papel determinante na economia rural local. Tratava-se do ritual da transumância, no qual enormes rebanhos e manadas eram conduzidos pelos seus pastores durante o verão, vindos dos vales circundantes, para aproveitarem o clima mais ameno e os pastos mais abundantes das serras mais próximas.


O percurso incluiu inesperadamente um troço radical, devido à uma falha de sinalização no local, pelo que foi necessário improvisar um trajecto até ao destino ( pelo mato fora).


Para a maior parte dos presentes, a experiência era nova... ficar-lhes-ão gravadas na memória algumas situações caricatas vividas (assim como alguns arranhões ...).


Na Chopera, já aguardavam familiares e amigos dos participantes para o almoço à sombra, junto ao rio.

As crianças aproveitaram para tomar banho no rio pouco fundo e calmo…alguns tentaram ainda a pesca…mas sem êxito.




Mergulhos, pesca, futebol, sueca e uma ida até Peñaparda entretiveram os convivas, até à hora do regresso aos Forcalhos, que decorreu sem qualquer incidente ao longo de um percurso de mais de 20 quilómetros.


Foi de certeza um dia bem passado, numa região que não pára de surpreender os sentidos pelas suas potencialidades naturais.



fdmc/07/2007