quinta-feira, março 13, 2008

Caminhada Forcalhos (Fornito) - Aldeia da Ponte


No domingo passado, a Câmara Municipal do Sabugal ( CMS) organizou a 11ª Caminhada pelo Interior cuja partida foi no Fornito ( na Raia, marco 635) com passagem obrigatória pela Capela de Nossa Senhora da Consolação e o destino marcado em Aldeia da Ponte ( sempre ao longo da Raia). Mais de 120 participantes aderiram à marcha num percurso de quase 15 quilómetros. Eles eram homens, mulheres, jovens e menos jovens vindos de diferentes localidades do Interior ( principalmente do Concelho do Sabugal). A não ser em dias festivos ( capeias e festas), nunca Forcalhos recebeu a visita de tanta gente, pelo que é de elogiar esse tipo de actividade que promove a descoberta de lugares do nosso concelho.




Um grupo de forcalhenses não quis faltar ao evento e concentrou-se logo de manhãzinha na praça da nossa aldeia à espera que o autocarro ou um jeep da organização os transportassem até ao Fornito ( ponto de partida da caminhada).



Já no Fornito, junto ao marco 635, a partida foi dada pouco depois das 10 da manhã e chegámos sensivelmente uma hora depois à Consolação, onde foi servido o pequeno almoço oferecido pela Junta de Freguesia dos Forcalhos.

No Caminho do Fornito: Forcalhos à vista
Chegada à Ermida de Nª Sª da Consolação
Capela de Nossa Senhora da Consolação
Na Ermida, as pessoas tiveram oportunidade de visitar a Capela, a sua envolvência e a bela paisagem circundante. Muitos ficaram vislumbrados pelo encanto do local. Houve quem comentasse que a multidão presente fazia lembrar as Romarias que decorriam antigamente na Ermida. O Carlos Henrique ( Director do Jornal Notícias dos Forcalhos e Presidente da Mesa da Assembleia da Associação recreativa e Cultural dos Forcalhos) que se encontrava nos Forcallhos, devido à Reunião da Assembleia Geral da ARCF realizada na véspera, acabou por dar "uma aula de História improvisada ao ar livre, durante a qual explicou as origens da edificação da Capela de Nª. Sª da Consolação.

Interior da Capela /História da Aparição de Nossa Senhora da Consolação

Silêncio e atenção para ouvir a História
O Vereador Robalo da CMS também participou na marcha.
Forcalhenses e amigos
Energias repostas...prosseguimos a caminhada em direcção à Aldeia da Ponte:



O caminhante mais jovem ( 7 anos) com o caminhante menos jovem ( 86 anos) do grupo

Carrro vassoura: Jeep da Organização





Chegada à Aldeia da Ponte




Almoço em Aldeia da Ponte
O almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Aldeia da Ponte contava com uma Feijoada suculenta, num espaço propício para descansar e descontrair um pouco antes de todos regressarem à casa.

Descanso do Guerreiro
Momentos de Poesia ( Declamação de poesia sobre a Caminhada)

A próxima Caminhada pelo Interior já está agendada. Será no mês de Abril na região da Bendada e de Pena Lobo.
Nós aconselhamos o passeio... para além dos benefícios obvios inerentes à prática dessa modalidade, o ambiente dessas caminhadas é agradável.
AVISO : A 3ª Caminhada " P´los Caminhos da Raia" organizada pela ARCF está prevista para o dia 4 de Maio de 2008 ( no domingo), logo a seguir às festividades da Santa Cruz ( 3 de Maio).
fdmc/03/2008

1 comentário:

Anónimo disse...

QEM CANTA
SEUS MALES ESPANTA,
QUEM CAMINHA
SUA SAÚDE ACARINHA!

ESTE PASSEIO PELA HISTÓRIA
E PAISAGENS TÃO INTERESSANTES,
FORTALECE O CORPO E A ALMA
DE TODOS OS PARTICIPANTES