quinta-feira, setembro 06, 2007

Grande Onda Arraiana: XXII Concurso " Ó Forcão rapazes"



Mar de Gente...Onda Arraiana
Aconteceu no dia 18 de Agosto de 2007, na praça de Touros de Aldeia da Ponte...Para quem optou por férias em Terras da Raia, longe das belas praias portuguesas, teve a oportunidade de apanhar a Onda Arraiana e deixar-se levar pelas emoções fortes de mais um Concurso “ò Forcão Rapazes”, espectáculo ímpar em Portugal e no mundo inteiro.
Soito / Alfaiates
Aldeia da Ponte( de Arraianos.net) Ozendo

Sol, alegria, amizade, cor, música ,emoções e muita adrenalina à mistura: continuam a ser ingredientes de uma receita arraiana transparente e sem segredos para todos quantos vivem esta aficion que proporciona o convívio e a união entre os vários povos da Raia.


Fóios / Lageosa da Raia
Este ano, a organização foi da responsabilidade da Associação de Jovens da Lageosa e da Junta de Freguesia de Aldeia Velha. A casa esteve cheia...ocasião para dizer: lotação esgotada! Aqueles que se deslocaram tarde para o local, depararam-se com algumas entradas fechadas, já que as autoridades fiscalizavam os lugares disponíveis, para evitar a sobrelotação das bancadas.
O desfile das equipas das nove aldeias concorrentes decorreu de acordo com a tradição que conta já mais de 20 anos de existência.
No geral, a prestação do gado bravo (sob a responsabilidade de Zé Nói) foi positiva.O primeiro boi, destinado à equipa do Soito, foi aquele que teve uma prestação abaixo da perspectivada.
A equipa representativa de Forcalhos, como não podia deixar de ser, conseguiu uma lide impecável ao Forcão. O Touro investiu várias vezes com força, tentando contornar o engenho. A rapaziada esteve bem… talvez tenha sido um dos melhores momentos do concurso.
Forcalhos
Forcalhos

" A união faz a força"

Nas bancadas, podia-se assistir a outro espectáculo: a euforia das claques que apoiaram incansavelmente a sua equipa/terra. A claque de Alfaiates foi talvez das mais entusiastas.


Aldeia Velha / Aldeia do Bispo
Desfecho do concurso com esplêndido pôr do sol

O Concurso decorreu sempre num ambiente festivo. Não houve qualquer incidente grave, digno de registo...e ainda bem!
Todos saíram satisfeitos com a esperança de que para o ano, haja mais !

Convém sublinhar o forte carácter popular e o sucesso deste evento, cuja ideia da sua realização nasceu nos Forcalhos, levada a cabo por 2 Forcalhenses ( os nossos conterrâneos Beira e Zé Manel Gusmão) e que tem vindo a ser perpetuada por todos os arraianos da Região, ao longo dos últimos 22 anos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ora viva....Muito me apraz visitar este blog e ver novo post. Cheguei a pensar que algum toiro tivesse "escornado" ao amigo... Venham mais post's... Estamos sempre à espera...
Um abraço Forcalhense

Anónimo disse...

forcalhos cada vez tem menos caminhos sera que a junta de freguesia esta a vender os caminhos

Zé de Aldeia Velha disse...

Ó anonimo, não percebi a pertinência do seu comentário alusivo aos caminhos! Agradecia que fosse mais explícito ...

Anónimo disse...

o ze se deres uma volta pelos caminhos que em prençipio sao publicos repara que a maior parte teem cançelas de ferro au de arame farpado

Anónimo disse...

Parece evidente que os assuntos relacionados com a Junta de Freguesia devem ser remetidos ao presidente da mesma. A ASSOCIAÇÃO RECREATIVA e CULTURAL não me parece que tenha muito a ver com essas questões.
MJSCC

Anónimo disse...

em primeiro lugar quero pedir as minhas desculpas ao sr. Presidente da A.R.C.F.de me servir do seu blog para responder ao sr. Anonimo
porque se tem alguma coisa a diser a respeito dos caminhos,a Junta de Freguesia n�o os vende algumas pessoas apanham-nos porque � mais facil tapar o caminho que tapar as propriedades.E alem disso em 2005 e 2006 houve um projcto para fazer caminhos novos e o alargamento de outros houve pessoas da nossa terra que n�o deixaram alargar nem abrir algumas rudeiras,foram abertas valas em alguns caminhos que tinham sido abertos para n�o deixarem passar nimguem � Consola�o obrigaram a Camara a lavrar um rudeira que sido aberta
agora digo ao senhor Anonimo se vale apena fazer alguma coisa caso
queira saber mais tenha coragem e escreva ao Presidente da Junta mas meta o seu nome para ele lhe poder dizer mais coisas, o blog � para meter fotos e outras coisas das nossas festas para fazer ver aqueles que n�o tiveram a sorte de
de nos virem vesitar
sem mais um abra�o
O Presidente da Junta
Jose Monteiro Alves